Lazer

DF tem 28 parques ecológicos abertos à visitação e prática de exercícios

Pontos integram as 82 unidades de conservação existentes na capital. Ainda este mês, o número subirá para 29, com a inauguração do Parque Ecológico Burle Marx, no Noroeste

Os brasilienses perseverantes que planejam se arriscar no frio para praticar uma atividade física tendo a natureza como companhia, podem ir a um dos 28 parques ecológicos para visitação no Distrito Federal. Os pontos integram as 82 unidades de conservação existentes na capital. Ainda este mês, o número subirá para 29, com a inauguração do Parque Ecológico Burle Marx, no Noroeste.

Cada uma dessas unidades conta com, pelo menos, 30% de área de preservação e o restante de espaço público para caminhadas, corridas, atividades de lazer e outros esportes. Nos locais, os frequentadores convivem com espécies típicas do cerrado e animais silvestres em áreas restritas que precisam ser conservadas, preservadas e até recuperadas.

Saiba Mais

“É muito importante que a população faça a distinção de um parque urbano de uma unidade de conservação. No parque ecológico, nós temos uma parte de conservação, que está ali para cumprir uma função ambiental, de fauna e flora, que vai dar saúde para a população”, explica a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti.

Entre os parques, 16 têm estrutura com sede, vigilantes e agentes de parque – os chamados administradores. Dos 13 parques ainda sem agentes lotados, três possuem guaritas e os demais as terão em breve. As melhorias serão feitas por compensação ambiental pública e privada, cabendo ao Brasília Ambiental os trabalhos de reparo e recuperação.

Por meio do projeto Reviva Parques, ação da Secretaria de Governo em parceria com o Brasília Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), 19 unidades foram reformadas. Os trabalhos estão sendo finalizados no Parque Ecológico Asa Sul, e o próximo a receber a ação é o Parque Ecológico do Gama.

Funcionamento

Com entrada franca, as unidades costumam funcionar das 6h até as 21h, a depender do parque. Desde o início da pandemia, o número de frequentadores aumentou. “A nossa visitação quase que dobrou [no período]. As pessoas passaram a ter essa necessidade de contato ao ar livre”, completa Rejane. Fechados apenas nas primeiras semanas da crise sanitária, os espaços foram alternativas para a população se exercitar e aproveitar momentos ao ar livre durante o período de medidas restritivas.

Segundo o agente do Parque Olhos d’Água, Edeon Vaz, a unidade de conservação, de 21 hectares, tem um uso intenso pela comunidade do Plano Piloto, principalmente os moradores do fim da Asa Norte. Ele estima uma média de 900 a 1.000 visitantes por dia. “Estamos sempre preocupados em oferecer aos visitantes as melhores condições. Esse é um atrativo para os frequentadores continuarem vindo aqui. Também temos uma comunidade muito consciente, que entende e conserva o espaço público”, afirma.

Confira abaixo as unidades de conservação abertas para visitação:

  • Parque Recreativo do Gama (Prainha)
    Parque Ecológico do Gama
    Parque Ecológico do Paranoá
    Parque Ecológico dos Jequitibás (Sobradinho)
    Parque Ecológico do Sucupira (Planaltina)
    Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará II)
    Parque Ecológico do Lago Norte
    Parque Ecológico da Asa Sul
    Parque Ecológico Olhos d’Água (Asa Norte)
    Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia)
    Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga)
    Parque Ecológico Águas Claras
    Parque Ecológico Areal
    Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga)
    Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia)
    Parque Ecológico do Riacho Fundo
    Parque Ecológico do Tororó (Jardim Botânico)
    Parque Ecológico Península Sul (Lago Sul)
    Parque Ecológico das Garças (Lago Norte)
    Parque Distrital de São Sebastião
    Parque Ecológico Santa Maria
    Parque Distrital dos Pequizeiros (Planaltina)
    Parque Ecológico Anfiteatro Natural (Lago Sul)
    Arie do Bosque (Lago Sul)
    Parque Distrital das Copaíbas (Lago Sul)
    Parque Ecológico do Varjão
    Parque Distrital Salto do Tororó (Santa Maria)
    Parque Ecológico das Sucupiras (Sudoeste)
    Parque Ecológico Burle Marx (Noroeste) *a ser inaugurado em breve

Com informações do Brasília Ambiental

Saiba Mais