No dia em que o Distrito Federal bateu o recorde de temperatura mínima — com 1,4°C na estação meteorológica do Gama, na madrugada desta quinta-feira (19/5) — o gramado da área entre o Setor Terminal Norte e o Noroeste, próximo à EPIA, na Asa Norte, amanheceu congelado. Veja os registros abaixo.
Apesar do aspecto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não confirmava a ocorrência de geada, até a última atualização desta matéria. "Nas nossas estações, não houve registro. Existe um código que confirma a geada. A equipe disse que, até as 9h, não tinha tido esse registro. Pode ter sido a condensação do ponto de orvalho, que dá a impressão de geada", explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet. Ponto de orvalho é a temperatura em que o vapor d'água é condensado, tornando-se líquido.
Mesmo sem a confirmação, o Inmet emitiu um aviso de geada, de perigo potencial, para esta sexta-feira (20/5), entre 4h e 8h. O alerta é o primeiro, em uma escala de três níveis de severidade. Áreas de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná também podem ser atingidas.
As demais estações meteorológicas do DF também tiveram baixas temperaturas nesta quinta-feira (19/5). Em Águas Emendadas (Planaltina), os termômetros marcaram 3,8°C; no Paranoá, 4,1°C; e no Sudoeste, 4,9°C.
Os próximos dias devem manter as temperaturas baixas, com ligeira melhora. Na sexta-feira (20/5), a variação será de 6°C a 20°C; no sábado (21/5), os números devem ficar entre 8°C e 22°C; e no domingo (22/5), os registros vão variar de 10°C a 25°C.
Saiba Mais