A onda de frio que atinge o Distrito Federal (DF) e outras 13 unidades da federação levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta laranja de perigo. Na escala do Instituto, isso quer dizer que as baixas temperaturas representam riscos à saúde da população, com temperaturas 5ºC abaixo da média durante três a cinco dias. O alerta laranja, que é o segundo patamar mais alto na escala de gravidade do Inmet, teve início às 10h55 desta quarta-feira (18/5) e deve se estender até as 23h de sexta-feira (20/5).
Saiba Mais
Diante da situação meteorológica perigosa, o Inmet orienta que todos se mantenham vigilantes e que busquem, constantemente, informações sobre as condições climáticas previstas. A recomendação é que, neste cenário, a população se informe sobre os riscos que podem ser evitados e que siga as orientações das autoridades. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 em caso de emergências. O órgão também emitiu alerta sobre a situação e recomendou que as pessoas redobrem os cuidados, protejam-se dos ventos fortes, bebam bastante líquido e tenham atenção especial com crianças, idosos e pessoas doentes.
Com temperatura mínima de 1,4°C, registrada na estação do Gama, o DF atingiu a temperatura mais fria da história, nesta quinta-feira (19/5). A sensação térmica ficou abaixo de 0°C, apesar dos ventos fracos a moderados. A umidade relativa do ar foi de 95% pela manhã e deve se manter em torno de 25% ao longo do dia, segundo o Inmet. No período da tarde, a temperatura máxima pode chegar a 20°C na capital. Até hoje, o dia mais frio no DF havia sido em 18 de julho de 1971, quando a mínima foi de 1,6°C.
Confira as áreas afetadas pela onda de frio no país:
Distrito Federal, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Zona da Mata, Sudoeste Rio-grandense, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Central Espírito-santense, Vale do Itajaí, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Noroeste Espírito-santense, Campinas, Noroeste Rio-grandense, Bauru, Piracicaba, Vale do Mucuri, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Metropolitana de Belo Horizonte, Ocidental do Tocantins, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudeste Rio-grandense, Araraquara, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Pantanais Sul Mato-grossense, Nordeste Rio-grandense, Jequitinhonha, Sul Fluminense, Sudeste Paranaense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Litoral Norte Espírito-santense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Baixadas, Centro Fluminense, Oriental do Tocantins, Centro Oriental Rio-grandense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro-Sul Paranaense, Norte Fluminense, Extremo Oeste Baiano, Madeira-Guaporé, Sul Baiano.