As baixas temperaturas que marcaram os termômetros da capital do país e a sensação térmica abaixo de 0°C não desanimaram os visitantes da feira AgroBrasília. No terceiro dia de evento, a programação da feira trouxe destaque na Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do DF (Ride-DF), com palestras no auditório principal com técnicas e inovações de plantio, além da presença de produtores locais.
Além das palestras, 500 estandes estão montados para atrair os visitantes. Vindos de Unaí, estudantes da escola agrícola Juvêncio Martins Ferreira contam que, apesar da onda de ar frio, estão animados para conferir as novidades. "É muito interessante porque a gente chega aqui e já começa a aprender muito sobre tudo que envolve a agricultura. Está sendo uma experiência incrível", destaca Iasmin Santana, de 18 anos. A jovem conta que familiares e amigos haviam comentado com ela sobre a AgroBrasília, mas ela nunca tinha visitado edições anteriores. "A viagem até aqui é de 1h30min, mais ou menos, e o frio quase fez com que a gente quisesse ficar um pouco mais dentro do ônibus, mas tem tanta coisa para ver aqui", ponderou.
O estudante Ruan Lucas, da mesma escola, explica que a excursão do colégio começou a ser organizada há cerca de um mês. "A escola foi organizando tudo e estou muito curioso para ver principalmente as inovações no maquinário. É algo que muda muito e quero conhecer o que tem de tecnologia nesse setor", afirma.
Além de maquinários de última geração, a feira apresenta técnicas de cultivo, aplicativos e biotecnologia que permitem o alto desempenho da produção. No auditório anexo, o manejo da fertilidade do solo em épocas de carência de fertilizantes e commodities será o tema de uma mesa-redonda às 11h30.
A Feira acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no KM 5 da BR-251, do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) e deve receber, durante os cinco dias de evento, entre 90 e 120 mil pessoas. O evento é gratuito e continua até este sábado (21/5).
Saiba Mais
Confira a programação completa:
19 de maio
10h — Inovação do controle biológico no sistema de produção
13h30 — A produção de vinhos finos no Planalto Central e suas potencialidades
16h - Controle biológico: da pesquisa ao mercado
20 de maio
8h30 — Cultivo da canola no cerrado: alternativa para rotação de culturas e de diversificação de renda
9h — Mulher do agro: qual a importância da mídia social na sua carreira?
11h — Estratégias para confinamento
13h30 — 4º Fórum Distrital de Febre Aftosa
16h — Programa Nacional de Bioinsumos: avanços e perspectivas
21 de maio
8h30 — Os desafios da fazenda com a turma do Agro de Negócios
9h30 — Apresentação das soluções tecnológicas para controle biológico das 7 startups finalistas
11h15 — Anúncio da vencedora e entrega da premiação
*Todas atividades terão transmissão on-line, pela plataforma
www.digital.agrobrasilia.com.br.