O frio não dá trégua ao brasiliense e nesta quinta-feira (19/5) não está sendo diferente. O Distrito Federal registrou a temperatura mais fria da história, com os termômetros registrando mínima de 1,4°C, no Gama. O dia mais frio no DF, até então, havia sido registrado em 18 de julho de 1975, quando a mínima registrada foi de 1,6°C. A sensação térmica chegou a abaixo de 0ºC mesmo com ventos fracos a moderados.
A umidade relativa do ar foi de 95% pela manhã e deve se manter em torno de 25% ao longo do dia. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas condições devem se manter até sábado, quando o frio tende a enfraquecer. "Até sábado de manhã as condições de umidade e temperatura devem se manter assim. Pela manhã, a tendência é de temperaturas em torno dos 10°C. Pela tarde a temperatura tende a aumentar", avalia.
Cuidados
Em vista do declínio acentuado de temperatura, o Inmet emitiu alerta laranja para todo o Distrito Federal.
A Defesa Civil também emitiu alerta sobre a situação e listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:
-Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
-Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
-Beba bastante líquidos;
-Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
-Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
-Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
-Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader