A onda de frio que atinge o Distrito Federal trouxe um recorde de temperatura mínima de 1,4°C, com sensação térmica de menos de 0°C. O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue até esta sexta-feira (20/5), com expectativa de aumento gradativo das temperaturas no fim de semana.
Sobre a sensação térmica, a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo explica: "é uma coisa muito particular de cada pessoa, o que contribui para isso são os ventos muito gelados. O que acontece é que áreas com muito vento tendem a roubar o calor do corpo humano, mas a influencia que isso terá na sensação térmica varia de qual o calor do corpo. De forma geral, chegamos à sensação térmica abaixo de 0°C".
As baixas temperaturas acendem um alerta referente ás pessoas em situação de rua. "A Defesa Civil realiza um trabalho relacionado a isso. Com temperaturas tão baixas, quem não tem um abrigo, corre alto risco de hipotermia", afirma.
Durante a tarde, a especialista explica que a temperatura máxima deve chegar a 20°C, com umidade relativa do ar entre 95% e 25%. "A característica dessa onda de ar é ser fria e seca, com pouca umidade", pontua.
Confira os locais com temperaturas mais baixas nesta quinta:
Gama: 1,4 °C
Águas Emendadas (Planaltina): 3,3 °C
Plano Piloto: 5,1 °C