Decisão

TCDF permite continuação de edital para a reforma do Teatro Nacional

Decisão foi publicada nesta quarta-feira (18/5), pelo conselheiro-relator Inácio Magalhães Filho. O governador Ibaneis Rocha (MDB), pela manhã, já havia se pronunciado esperançoso pela confirmação da decisão do TCDF

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), por unanimidade, decidiram autorizar a continuação do edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada para a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Na decisão, divulgada pelo relator Inácio Magalhães Filho no plenário desta quarta-feira (18/5), Filho determinou improcedente a representação feita pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharias, que pedia a suspensão da licitação de reforma do Teatro. Com algumas correções, o magistrado solicitou que a Novacap e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) acompanhem e fiscalizem a execução do contrato a ser firmado.

“Autorizar a continuidade da Concorrência n.º 2/2022-DECOMP/DA, após atendido o item III precedente, e observado o art. 21, § 4º, da Lei n.º 8.666/1993, devendo a jurisdicionada encaminhar ao TCDF documentação comprobatória das medidas adotadas”, diz trecho da decisão do relator.

Decisão

Durante a agenda, na manhã desta quarta-feira (18/5), após um almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) de Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre o processo do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que estava paralisado no Tribunal de Contas (TCDF). De acordo com o emebedista, com os ajustes solicitados pela Corte foram feitos, aguardava a decisão favorável do conselheiro Inácio Magalhães Filho.

“O conselheiro Inácio me disse que leva para votação hoje à tarde, no conselho do Tribunal de Contas do DF. A gente espera que, como foram feitos os ajustes solicitados por ele, que seja liberada a licitação e que damos prosseguimento”, comentou.

Em janeiro, pelo Twitter, o governador afirmou que a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro, fechado há 8 anos, devia começar ainda no 1° semestre de 2022. Ao todo, os investimentos no local devem chegar a R$ 55 milhões, mas a previsão havia acontecido antes da decisão do TCDF de paralisar o processo. A primeira etapa será pela reforma da sala Martins Pena.

“Fechado há 8 anos, vamos começar as obras para reabrir o Teatro Nacional Cláudio Santoro. Desde o 1º dia do nosso governo estamos resolvendo pendências deixadas por um projeto de reforma, buscando até mesmo financiamento externo”, disse o governador por meio de sua rede social, à época. 

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori. 

Saiba Mais