Clima

Com a massa de ar frio mais próxima, DF terá máxima de 26°C nesta terça

Mínima registrada foi de 16°C pela manhã. A tendência é de que as temperaturas caiam ainda mais nos próximos dias

Separa o casaco e o cachecol que o frio chegou! Como esperado, a massa de ar fria começa a diminuir as temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima no Distrito Federal deve ficar em torno de 26ºC na parte da tarde. Pela manhã, foi registrada a temperatura mínima de 16ºC na região do Gama, enquanto no Plano Piloto, a mínima foi de 17ºC.

Além da queda na temperatura máxima, os brasilienses amanheceram com o dia apresentando um aspecto nublado. “Já tivemos a passagem do sistema frontal pelo DF, o que está proporcionando essa nebulosidade que a gente está vendo e começa a abrir um pouco mais ao longo do dia”, explica a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, indicando uma possibilidade pequena de chuva.

Saiba Mais

A umidade relativa do ar na capital ficou em 95% pela manhã e deve atingir 45% no período da tarde.

Dias mais frios pela frente

A expectativa é de que as temperaturas diminuam ainda mais nesta semana devido à massa de ar frio de eixo polar. "Ela já está atuando e já vai começar a ter esse contato direto aí com as temperaturas e umidade também", comenta Andrea.

Para esta quarta-feira (18/5), a previsão é que a temperatura mínima seja de 14°C e a máxima, de 23°C. "O ápice dessa massa será na quinta, a gente prevê temperaturas abaixo de 10°C e na sexta pode chegar até 6°C aqui no DF para a parte da manhã", destaca a meteorologista.

Para o fim de semana, o tempo frio deve continuar no sábado. Segundo Andrea, pela parte da manhã, a temperatura mínima continuará baixa e começa a ter uma leve elevação da temperatura máxima.

Em lugares mais abertos como Paranoá, Gama e Brazlândia, os ventos podem deixar a sensação térmica mais baixa, principalmente na parte da tarde e da noite.

Saiba Mais