O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse, na tarde desta segunda-feira (16/5), como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A cerimônia que homenageou o chefe do Executivo ocorreu em Brasília, no Salão Nobre do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, estiveram presentes diversos conselheiros, representantes e membros da Ordem.
Saiba Mais
Ao ler o termo de posse, Ibaneis prometeu que vai cumprir os deveres de membro do Instituto e contribuir para a realização de seus objetivos “através do estudo do Direito, da difusão dos conhecimentos jurídicos e do culto à Justiça”. Em seu discurso, o governador disse que está honrado em integrar o quadro do IAB e também agradeceu pelas passagens que teve na OAB. Ibaneis já ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da OAB-DF, de Secretário-Geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, de diretor do conselho federal da Ordem, e de corregedor-geral da entidade.
“Acho que faltava sim esse meu ingresso no quadro do IAB, e isso confirma toda a paixão que eu tenho pela advocacia, e que vou continuar tendo durante muitos anos”, afirmou o governador do DF. “A OAB nos dá muitos desafios, mas nos honra com muitas amizades. Acho que isso tudo faz parte da minha formação pessoal, e contribui com o governo o fato de ser advogado e de encarar os problemas de uma forma mais natural, até porque fomos criados dentro das adversidades. Tem facilitado muito minha vida como governador do DF”, acrescentou Ibaneis.
No evento, o governador também foi homenageado com discursos da ex-presidente da IAB, Rita Cortez, do atual presidente da entidade, Sidney Sanches, do presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, e do representante Institucional do IAB em Alagoas, Paulo Nicholas. “Além de todos seus títulos, Ibaneis é um homem de ordem, tem uma história e trajetória de ordem que é impecável, admirável e notável. Ele leva exatamente a pauta da advocacia para a governança do Distrito Federal”, disse a ex-presidente do Instituto, Rita Cortez.
Já o representante Institucional do IAB em Alagoas, Paulo Nicholas, lembrou que Ibaneis é o primeiro governador do DF que nasceu na capital federal. “Ele é um dos advogados mais sagazes e brilhantes que tive o privilégio de conhecer e de poder conviver. E apesar de não parecer, é uma das pessoas mais acolhedoras, carinhosas, atenciosas e solidárias que conheci na minha vida”, disse Paulo Nicholas.
Criado por ato oficial em agosto de 1843, há mais de 170 anos, o IAB foi a entidade responsável pela criação da OAB. No período imperial, o Instituto era um órgão governamental, consultado pelo Imperador, por seus auxiliares diretos e pelos Tribunais para auxiliar em decisões judiciais. Hoje, o IAB dedica-se ao estudo do direito e à difusão dos conhecimentos jurídicos, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino da pesquisa.