Ciclistas de todas as regiões do DF se reuniram na manhã deste domingo (15/5) para a 8ª edição do evento Bora de Bike. O encontro de bicicletas ocorre desde 2013 e junta atletas profissionais e amadores da cidade para uma procissão pelo Eixo Monumental. A edição de 2022 contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que estava junto aos inscritos andando de bicicleta.
Segundo a organização do evento, este é o maior encontro dos últimos anos. A expectativa é de que 10 mil pessoas tenham participado do passeio. Grupos de bicicletas, famílias e praticantes do esporte de forma solo fizeram uma grande massa que tomou três faixas do Eixo Monumental. A concentração foi a partir das 7h na Praça do Buriti, a saída do grupo foi às 8h30.
Felipe Andrade atendeu ao evento junto com o grupo de ciclismo grupo Trilha BSB, ele afirma que esse tipo de evento precisa de atenção. “Estamos aqui para apoiar a causa do maio amarelo, para pedir segurança aos ciclistas e melhores condições para praticarmos nosso esportezinho”, pede o praticante do esporte. “A gente sente que as coisas estão meio jogadas, precisamos de mais espaços, mais ciclovias e mais eventos como esse”, completa.
Outro grupo que compareceu em peso para o Bora de Bike foi o Amigos do Pedal do Riacho Fundo II. Eles que se juntam na região administrativa para praticar o esporte, mas também para tirar os jovens da rua e colocar em cima da bicicleta, querem que o ciclismo de rua seja mais reconhecido. “Ciclismo para gente é vida, terapia, alegria, diversão e descontração. Precisamos de encontros como esses”, afirma Natasha Santos. “Em um Brasil em que tantos jovens estão perdidos nas ruas, ver os nossos jovens aqui é muito gratificante”, complementa.
“É muito importante tirar momentos como esse também pelo bem-estar”, analisa Marcio Pereira, ciclista amador que decidiu ir sozinho à Praça do Buriti. Marcio conta que tem a bicicleta como uma pausa no cotidiano e anda sozinho também para evitar o sedentarismo. Ele acredita também que é uma forma alternativa de se locomover pela cidade. “Às vezes é bom deixar o carro de lado”, diz.