O Autódromo Internacional de Brasília teve a gestão transferida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) ao Banco de Brasília (BRB). Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (12/5), no auditório do banco, foi assinado o acordo de cooperação técnica que oficializou a decisão. Em discurso na cerimônia, o presidente do banco, Paulo Henrique Costa, adianta que será feita uma reforma no local "para que Brasília volte a ser uma cidade que vai sediar grandes competições de automobilismo e de motociclismo".
Na cerimônia, foram assinados dois contratos. No primeiro, o BRB assume a gestão do autódromo, mas segue em trabalho conjunto com a Terracap, como representante do governo local. "Um segundo contrato foi assinado com o DER-DF, que vai ser o órgão responsável pela execução das obras", explica o presidente do Banco de Brasília. O BRB também assume o naming rights (direitos de nome, em inglês) do autódromo.
Ibaneis explica que, após um ano de trabalho conjunto com a Terracap, chegou a etapa de conclusão das obras para receber grandes personalidades do automobilismo. A ideia é fazer "com que Brasília seja esse celeiro de grandes competidores que temos aqui, a exemplo do Nelson (Piquet), que está aqui ao nosso lado e começou sua carreira aqui no Distrito Federal", comentou.
O governador do DF espera que a reforma do autódromo incentive o setor e outras modalidades do esporte. "É exatamente isso que a gente quer, que a gente volte a ter dentro da nossa cidade as competições automobilísticas de motovelocidade, todas aquelas categorias que quiserem aportar aqui, vamos ter condições de fazer isso", conclui o chefe do Executivo local.
Saiba Mais
Presidente da Terracap, Izidio Santos Junior explica que a parceria com o BRB dá início ao processo licitatório com o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) para recomposição do asfalto do autódromo. "A gente passa ao BRB a gestão desse patrimônio, que está desde 2013 inativo, e com essa integração, a gente consegue devolver à cidade a contratação de um projeto muito mais moderno até do que era o autódromo para desenvolver outras atividades além de corridas simplesmente", analisa o líder da Companhia Imobiliária de Brasília.
O evento contou com a presença do ex-diretor-geral da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, acompanhado da esposa, a brasileira Fabiana Flosi. Ela fez parte da Comissão de Mulheres no Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e é a atual vice-presidente de esportes da instituição na América do Sul.