Investigações

PMDF investiga participação de militares da corporação em milícia

A suspeita é de que a organização criminosa esteja envolvida na proteção de terrenos invadidos no assentamento

Uma denúncia de que policiais militares estariam participando de um grupo criminoso localizado no Assentamento 26 de Setembro, às margens da DF-001, chegou até a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta terça-feira (10/5).

A organização criminosa teria envolvimento na proteção de terrenos invadidos no assentamento — localizado na área da Floresta Nacional de Brasília (Flona). Segundo a PMDF, o processo está em fase de apuração sigilosa e todas as denúncias serão investigadas.

“Informamos que todas as denúncias estão sendo investigadas. Salientamos que a PMDF não compactua com nenhum ilícito cometido por seus integrantes. Como o processo é sigiloso e está em fase de investigação, não podemos passar outras informações até que este seja concluído”, disse a corporação por meio de nota.

Regularização

O Plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 4.379/2020, no dia 18 de novembro de 2021. De autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e relatoria da senadora Leila Barros (Cidadania-DF), a matéria prevê alterações na área da Floresta Nacional de Brasília (Flona) que vai permitir a regularização dos assentamentos 26 de Setembro e Maranata.

Na prática, o PL propõe a desapropriação de uma área pública da Flona para regularização dos locais em que vivem cerca de 40 mil pessoas. Em contrapartida, o projeto determina que áreas não protegidas sejam transformadas em unidades de conservação.

Saiba Mais