Atendimento

Na Hora retomará atividades presenciais sem necessidade de agendamento

Secretaria de Justiça e Cidadania vai revogar as medidas que foram adotadas durante a pandemia da covid-19 a partir desta quarta-feira (11/5)

Os postos do Na Hora vão retomar os atendimentos presenciais sem que haja necessidade de agendamento prévio, a partir desta quarta-feira (11/5). De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), as medidas que foram adotadas durante a pandemia da covid-19 serão revogadas.

A proposta da pasta responsável é a adoção de um modelo híbrido (sem e com agendamento) para facilitar o acesso dos usuários aos serviços prestados. Apesar de ter se intensificado durante a pandemia, o agendamento existia em alguns órgãos que operam nas unidades do Na Hora, como uma estratégia para otimizar o tempo de espera do usuário.

Essa prática permite o acesso do cidadão aos serviços presenciais em um ambiente sem filas e contribui para a redução do tempo médio de espera por atendimento, que passou de aproximadamente 19 minutos, em 2019, para cerca de 4 minutos, em 2021.

Avanços

Desde 2019, a Sejus reforça as ações para melhorar a prestação dos serviços do Na Hora para a população do DF. A Unidade Móvel Na Hora Mais Perto do Cidadão, por exemplo, funciona por ordem de chegada e foi lançada em fevereiro de 2022. Neste período, mais de 10 mil pessoas foram atendidas em diferentes regiões administrativas.

Outra medida que visa acelerar os atendimentos é o Na Hora Cidades. Essa iniciativa tem levado postos de autoatendimento para as administrações regionais, facilitando o acesso das pessoas aos serviços públicos digitais, principalmente a quem não possui acesso à internet ou apresenta dificuldade em executar sozinho as demandas no formato digital.

Saiba Mais