O outono vem marcando presença na capital do país, com manhãs e noites mais frias e quedas da umidade relativa do ar durante o período da tarde, características da estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (10/5), a mínima registrada no Distrito Federal foi de 14ºC, com máxima podendo chegar a 29ºC.
A umidade varia entre 95% e mínima de 30%. “Não muda muito nos próximos dias as temperaturas, o amanhecer permanece mais geladinho e, durante a tarde, há um certo aquecimento. O fim de semana que deve ter temperaturas mínimas mais altas, mas a condição geral não se altera. Continuamos sem previsão de chuvas, com dias de sol e poucas nuvens”, explica a meteorologista Naiane Araújo.
A especialista pontua que este é um padrão típico do outono: “manhãs mais frias, com temperaturas aumentando ao longo da tarde, e a baixa umidade do ar”, uma marca da estação. Os brasilienses, ao saírem de casa, não podem esquecer o casaco, para se proteger também do friozinho esperado no começo da noite.
Céu colorido
A estação do outono, além de garantir temperaturas amenas, é um espetáculo para os olhos com o nascer e pôr do sol com cores fortes de laranja, amarelo e rosa. Naiane explica o fenômeno: “como a atmosfera está mais seca, existe uma maior dispersão de poeira e partículas, é isso que acaba provocando esse fenômeno óptico, com a interação dos raios solares que causa essa coloração tão bonita”.
Conheça alguns pontos para contemplar o pôr do sol:
- Orla da Ponte JK;
- Praça do Cruzeiro;
- Calçadão da Asa Norte;
- Ermida Dom Bosco;
- Pontão do Lago Sul;
- Parque Ecológico da Península dos Ministros;
- Torre Digital;
- Torre de TV;
- Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).