Previsão

Tempo no DF para este sábado (7/5) será quente e nublado, prevê Inmet

Segundo o Inmet, a máxima deve chegar a 30ºC no Plano Piloto e o sol aparece, mesmo em meio às nuvens

Apesar das chuvas isoladas de ontem (6/5), que aumentaram a umidade relativa do ar e deram uma aliviada no início da temporada de seca no Distrito Federal, a chance de novas precipitações é baixa neste sábado (7/5).

Segundo o meteorologista Olívio Bahia, as imagens de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que as precipitações foram resultado de uma faixa de nebulosidade que vem do oceano Atlântico e chegou até o Centro-Oeste.

Enquanto a frente fria se afasta em direção ao Norte, o Distrito Federal volta ao seu estado mais comum para a época, com baixa umidade e altas temperaturas.

Saiba Mais

Nesta madrugada a mínima chegou a 18°C em Brasília e 17ºC, na Estação Ecológica Águas Emendadas, na região de Planaltina. Hoje a temperatura deve alcançar 30°C e a umidade relativa do ar fica entre 35% e 95%.

Olívio acrescenta que esta noite foi mais quente em relação à última semana. “Essa nebulosidade deixa tudo mais abafado. As nuvens funcionam como uma espécie de cobertor, impedindo que o calor absorvido durante o dia seja dissipado na atmosfera”, explica.

E o Dia das Mães? De acordo com o meteorologista, quem se prepara para comemorar a data pode esperar um céu mais limpo, com sol e sem chuvas.

Saiba como se proteger

-Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
-Procure manter o corpo sempre bem hidratado;
-Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
-Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
-Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
-Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
-Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;
-Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
-Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;