Bora vacinar? Com mais de 2,5 milhões de brasilienses vacinados com a primeira dose e outros 2,3 milhões vacinados com a segunda dose contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai disponibilizar três pontos de vacinação contra a covid-19 neste sábado (7/5). De acordo com a pasta, não haverá vacinação no domingo (8/5).
Os locais de aplicação do imunizante irão aplicar todas as doses da vacina contra a covid-19. Na UBS 1, da Asa Sul — na SGAS 612 —, haverá a vacinação para todas as pessoas a partir dos 5 anos. Nos mesmos moldes, a UBS 2, de Ceilândia — QNN 15 Lote F — e a administração regional de Sobradinho II foram os locais escolhidos pela pasta. Vale ressaltar que, para crianças entre 5 a 11 anos, as equipes de saúde disponibilizam a dose da Pfizer infantil, e de 6 a 11 anos, a dose aplicada é a da CoronaVac. Em todos os locais, haverá distinção para a vacinação infantil.
Saiba Mais
Influenza
Apenas um local aplicará a vacina contra a influenza no Distrito Federal. O endereço escolhido pela Secretaria de Saúde foi a administração de Sobradinho II, onde haverá apenas a aplicação do imunizante para pessoas dos grupos prioritários. Veja abaixo os grupos definidos:
Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da área da saúde;
Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Professores do ensino básico e superior;
Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Forças de Segurança e Salvamento;
Forças Armadas;
Funcionários do sistema de privação de liberdade; e
População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Quarta dose para maiores de 60 anos
Desde sexta-feira (6/5), o Distrito Federal começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 60 anos. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa pela Secretaria de Saúde, na última quinta-feira (5/5). Para a quarta dose, ou segunda dose de reforço, é necessário ter tomado a dose anterior há, pelo menos, quatro meses.
A nova determinação, ampliando a faixa etária que pode tomar o imunizante, acontece após três semanas da decisão de ampliar a campanha para maiores de 70 anos.
Redução de intervalo
Ainda ao decorrer da coletiva, a cúpula da pasta afirmou que reduziu o intervalo mínimo para o recebimento da segunda dose da Pfizer. Antes, o intervalo era de 56 dias e, agora, será de 21 dias. Para receber qualquer dose, os brasilienses devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacinação em um locais de aplicação disponíveis neste sábado (7/5).