Feita em todo o país, a Pesquisa de Expectativas do Dia das Mães da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indica uma movimentação de cerca de R$ 4,9 bilhões em vendas durante o período referente à data comemorativa. Para chegar a esse valor, os investimentos mais realizados pelos shoppings estão concentrados em campanhas, como sorteios (43%), compre e ganhe (39%) e ganhe e concorra (18%). Caso a previsão se confirme, o setor vai superar em 12% o faturamento de 2019, representando um crescimento real de 2,5%, sendo o melhor resultado para a data após o início da pandemia desencadeada pela covid-19.
Apesar da alta inflacionária presente no cenário macroeconômico, os shoppings estão otimistas com relação à data. "A inflação e o desemprego foram citados por 42% dos respondentes como fatores externos que mais devem limitar o consumo no Dia das Mães, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings constatam a melhoria contínua de vendas e fluxo de frequentadores, e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para a data", pontua Glauco Humai, presidente da Abrasce.
A perspectiva é que, em 2022, o gasto médio nos shoppings seja superior a R$ 250. Espera-se, portanto, um aumento de 17,4% em relação ao que foi registrado no Dia das Mães de 2021, que atingiu R$ 213. Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa, encontram-se: perfumaria e cosméticos (95%), vestuário (81%), joalheria (73%) e calçados (71%).
No que diz respeito ao fluxo de visitantes, de acordo com o levantamento, a Abrasce estima que 79% dos estabelecimentos tenham o número igual ou maior do que em 2019, no período pré-pandemia. A avaliação de incremento é de 12%.
Celebração no DF
Em 1997, o Pátio Brasil foi inaugurado para se tornar um dos principais shoppings do DF. Com público diário de 50 mil pessoas e 200 lojas, o estabelecimento comemora 25 anos em outubro de 2022. Para dar início às celebrações, o centro comercial recebe o show de Zizi e Luiza Possi hoje, às 18h. O intuito é trazer de volta ao público grandes eventos culturais até o fim do ano.
O espetáculo com as cantoras tem entrada gratuita e será na área externa do Pátio, onde é realizada a 15º edição do Salão do Artesanato, considerado o maior evento de produção artesanal no Centro-Oeste. O espaço conta com estandes para divulgar os trabalhos de, aproximadamente, 500 artesãos de diferentes regiões do país.
Com a intenção de deixar o Dia das Mães mais especial, o Pátio Brasil oferece um brinde exclusivo para os clientes que adquirirem o presente no shopping. A cada R$ 400 em compras, será possível obter uma carteira assinada pela artista Joana Lira, que traz a vivacidade da cultura brasileira nas obras. A promoção está disponível até 10 de maio ou enquanto durarem os estoques, sendo válido apenas uma carteira por CPF. Para maio, o shopping espera um aumento de 75% na circulação de pessoas e um crescimento de 60% nas vendas com relação ao mesmo período do ano passado.