Depois de três anos sem ser realizada devido às medidas restritivas de isolamento pela covid-19, a AgroBrasília retorna cheia de novidades para a edição de 2022. A tradicional feira agro do Distrito Federal, que ocorre anualmente, contará com seminários e palestras, além de exposições de novas tecnologias para todos os segmentos de produtores rurais. A organização do evento espera a presença de, aproximadamente, 2,5 mil produtores.
O presidente da feira, Ronaldo Triacca, revela que a expectativa é grande e que há uma mobilização entre a organização do evento e todo o setor agro do DF para garantir o sucesso do encontro.
“Estamos a todo o vapor, a feira está grandiosa e, com certeza, maior do que a última edição, com vários eventos dentro da própria feira e muitas novidades tecnológicas”, disse o presidente para o CB.Agro — programa do Correio em parceria com a TV Brasília. “Teremos diversas novidades tecnológicas: plantadeiras, colheitadeiras novas, variedades de soja e de milho, e de diversos insumos. Tem também a questão tecnológica. Por exemplo, nós estamos com o ‘Inova AgroBrasília’, que é a agricultura 4.0 e terá um concurso de startups, que será divulgado o vencedor na feira, com o tema ‘controle biológico’, que está muito pertinente atualmente no agronegócio”.
Uma das novidades para o evento é a realização de um fórum de vitivinicultura. Ronaldo Triacca conta que o setor de vinhos está em avanço no DF. Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), dez produtores rurais desenvolveram na região do PAD-DF, a tecnologia da ‘poda invertida’, que altera o período de plantio e colheita da uva, do verão para o inverno.
“Ao invés de produzir no verão aqui, a gente produz no inverno. Então, agora, enquanto lá no Rio Grande do Sul as folhas estão caindo, porque já foi feita a colheita, aqui as ‘bagas’ das uvas estão se formando. Com essa inversão de ciclo, nós temos um dos melhores climas do mundo para se fazer vinho fino”, declarou o presidente.
A Feira AgroBrasília 2022 ocorrerá nos dias 17 a 21 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do PAD-DF. A entrada e o estacionamento serão gratuitos.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel