Operação

Defesa Civil e PCDF fecham revenda irregular de gás de cozinha no Gama

O local foi indicado por meio de denúncia recebida pela Defesa Civil, que alerta para o risco do armazenamento inadequado do gás. No total, foram apreendidos 49 botijões

Uma revenda clandestina de GLP (gás de cozinha), localizada no Setor Leste (Gama), foi fechada pela Defesa Civil (DCDF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A operação aconteceu na tarde de quinta-feira (5/5), mas só foi divulgada nesta sexta-feira (6/5).

De acordo com a DCDF, o local foi indicado por meio de uma denúncia recebida pela Gerência de Controle e Análise Produtos Perigosos do órgão, que repassou a informação para a Polícia Civil. Em seguida, a 14ª Delegacia de Polícia (Gama) iniciou a apuração do caso. Em nota, a Defesa Civil informou que a investigação resultou na apreensão de 49 botijões.

Divulgação/DCDF - Botijões apreendidos durante operação da DCDF e PCDF, no Gama.
Divulgação/DCDF - Botijões apreendidos durante operação da DCDF e PCDF, no Gama.
Divulgação/DCDF - Botijões apreendidos durante operação da DCDF e PCDF, no Gama.

O órgão ressaltou que o comércio irregular de produtos perigosos, como o gás de cozinha, traz riscos à população. “O armazenamento inadequado, sem distanciamento, ventilação e proteção adequados, potencializa o dano em caso de vazamento, incêndio ou explosão”, alertou o texto da DCDF.

A Defesa Civil também orienta que a compra do gás de cozinha só deve ser feita em estabelecimentos que sejam autorizados a comercializar esse tipo de produto. Além disso, deve-se verificar a identificação do comércio e a placa de autorização da Agência Nacional de Petróleo.

*Com informações da Defesa Civil do DF

Saiba Mais