A exposição “Força-tarefa do Ministério Público: dois anos de defesa dos cidadãos na pandemia de covid-19 no Distrito Federal” foi inaugurada nesta quinta-feira (5/5), por volta das 18h30, no bloco da Promotoria de Justiça de Brasília II. As obras ficarão disponíveis ao público do dia 5 de março até 5 de agosto, no prédio do Ministério Público localizado no Setor de Múltiplas Atividades (SMAS), 4.
Por meio de fotografias, documentos oficiais e uma linha do tempo que vai do dia 23 de março de 2020, até o dia 22 de fevereiro de 2022, a exposição conta como a Força-Tarefa do MPDFT contribuiu para o combate e controle da pandemia no novo coronavírus no Distrito Federal. As múltiplas ações se tornaram referência nacional e chegaram à final da premiação do CNMP.
Com objetivo de homenagear e relatar os dois anos de trabalho voltados a saúde pública, a cerimônia contou com a presença do Secretário de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), General Manoel Pafiadache, da Procuradora-Geral de Justiça Fabiana Costa e do Procurador Distrital dos Direitos do Cidadão Eduardo Sabo, responsável por coordenar a ação desde 2020.
“O vírus conhecido, uma crise sanitária global, fez percebermos de pronto tanto as instituições nacionais como internacionais, públicas e privadas, a necessidade de alterar e transformar o comportamento, e também a noção que tivemos que cabia ao MPDFT de ter uma atuação mais proeminente. Deste modo, foi instituída uma força-tarefa nas mais diversas áreas do Ministério Público para atuarem em conjunto”, declarou o Procurador Eduardo Sabo.
Lançamento
A solenidade também marcou o lançamento do livro “Reflexões, impactos e perspectivas de atuação da Força-Tarefa”, que tem como objetivo a prestação de contas à população do DF sobre os dois anos de trabalho do MPDFT no combate à pandemia.
“Os números atuais mostram que nós tivemos comprometimento com o DF no combate a pandemia da covid-19. E essa Força-Tarefa não foi uma tarefa de uma única mão, por isso gostaríamos de homenagear a todos que se dedicaram. Esta exposição celebra um trabalho que não surgiu do nosso desejo, mas o vírus nos obrigou a rever diversos conceitos”, declarou a Procuradora Fabiana Costa durante o evento.
O secretário de saúde Manoel Pafiadache acompanhou a inauguração do espaço e prestigiou a exposição do começo ao fim. Para ele, os registros por meio de fotos e documentos são importantes para marcar uma parte da história mundial. “Isso aqui é extremamente importante para mostrarmos tudo que aconteceu para as próximas gerações. Nós estamos carregando conhecimento”, ressaltou o responsável pela pasta.
Serviço
Exposição: Força-tarefa do Ministério Público: dois anos de defesa dos cidadãos na pandemia de covid-19 no Distrito Federal”
Local: Promotoria de Justiça de Brasília II, SMAS 4.
Entrada Gratuita