Jornal Correio Braziliense

Espanhóis e a natureza brasiliense...

A terça-feira (26/4) foi o dia escolhido para a inauguração do Jardim da Espanha, no Jardim Botânico de Brasília. Autoridades, como o vice-governador Paco Britto e representantes do corpo diplomático de Brasília, mais a diretora daquele espaço, Aline De Pieri, estiveram presentes.

O jardim fica na Ala das Nações e dos Estados, área cedida pelo Jardim Botânico, onde a flora, o paisagismo e a cultura de outros países podem ser observados a cada passo.

Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas disse que "com alegria nos esforçamos para deixar uma pequena, mas significativa amostra do que nosso país representa. É mais uma prova de tudo aquilo que nos une: inspiração espanhola e realização por artistas e cientistas brasileiros". Ele também elogiou o Jardim Botânico de Brasília onde "se irradia essa mistura de natureza e cultura". É "um refúgio para a flora e a fauna nativas do cerrado, e porta de entrada para uma cultura de respeito à natureza".

O projeto do jardim é da arquiteta Maria Teresa e do paisagista Elton Baia, que se inspiraram nos jardins mediterrâneos espanhóis. Espécies simbólicas do país como a lavanda, oliveira, jasmim-dos-poetas, Buxinho e Bougainville podem ser vistos e apreciados por lá, além do chafariz, vasos de cerâmica, uma escultura de Dom Quixote de La Mancha, de Alejandro Altamirano, e um mosaico da artista brasiliense Cida Carvalho. O embaixador Fernando Garcia Casas afirmou que "este jardim espanhol é nossa homenagem a Brasília como capital Ibero-Americana da cultura e
uma das nossas contribuições
ao Bicentenário da
Independência do Brasil".

Durante a inauguração do Jardim da Espanha os músicos Karla Dias, Fernando Lopes e Denilson Biachini, interpretaram peças da música antiga espanhola.