Nesta terça-feira (3/5), o Aeroporto Internacional de Brasília completa 65 anos. O terminal foi inaugurado alguns anos antes da nova capital federal ficar pronta.
O aeroporto foi inaugurado oficialmente em 3 de maio de 1957, três anos antes de Brasília tomar forma. O terminal recebia voos com cargas, trabalhadores e os novos moradores da cidade, tudo para auxiliar na logística das obras da nova capital.
O primeiro terminal aéreo de Brasília, chamado de Aeroporto de Vera Cruz, era improvisado, feito de madeira e com uma pista de terra batida.
Originalmente era localizado onde está a rodoferroviária, mas mudou ainda nos anos 50 para atual localização. O terminal realizou o primeiro voo comercial em 3 de maio de 1957, com a companhia Pan American, saindo do Planalto Central com destino a Nova York, nos Estados Unidos.
Saiba Mais
65 anos depois aquele barracão de madeira deu lugar a uma estrutura moderna com duas pistas de pouso e decolagem, diversos destinos nacionais e internacionais, além de diversas lojas e restaurantes.
Chamado também como aeroporto JK, já foi reconhecido e premiado como um dos melhores terminais aéreos da categoria. É também um dos maiores centros de conexão de voos domésticos e o segundo mais movimentado do país. Além disso, é o mais pontual e o único que opera as pistas de forma simultânea e paralela.
Com o crescimento ao longo dos anos, trouxe mais oportunidades de negócios, novos voos e marcas. Este mês a GOL retoma as operações para Miami e Orlando, e assim o terminal passará a atender seis cidades no exterior.
Outra novidade são as obras de expansão da zona aeroportuária. Já na segunda fase do projeto, será executado por meio de parcerias, e compreenderá a construção de um shopping, um complexo de entretenimento e um centro de logística. A previsão de entrega dos empreendimentos é no final de 2023, com a conclusão das obras prevista para o primeiro semestre de 2024. A Inframerica estima investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com a geração de cerca de 3.500 novos empregos, diretos e indiretos.