Com discurso de inclusão da sociedade, o novo defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, foi nomeado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), na manhã desta terça-feira (3/5), para o biênio 2022/2024.
Durante a fala, no Salão Branco do Palácio do Buriti, que estava cheio de autoridades e servidores até as escadas, Celestino destacou o trabalho extrajudicial da DPDF. "A Defensoria nos faz lembrar quem somos e o nosso compromisso com a sociedade, que é o trabalho da defensoria de ajudar os mais necessitados, o que nos honra", declara.
Defensor público há 18 anos, Celestino adianta que vai precisar da ajuda dos movimentos sociais, dos defensores para continuarem o trabalho de ouvir o contraditório. "A nossa Defensoria Pública representa o acesso à defesa, dando acesso ao (processo) legislativo e a consciência dos direitos do cidadão na mediação dos conflitos", complementa o novo ocupante do cargo.
A mediação dos conflitos por parte da DPDF é uma meta que Ibaneis espera ver na nova gestão de Celestino. "O diálogo tem sido bastante estabelecido, e que seja permanente para que as defensorias se mantenham para ajudar milhares de famílias desamparadas", destacou o governador do DF.
Mais que o diálogo com a população, Ibaneis enfatizou a discussão dos assuntos entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. "É de suma importância para nós todos, tanto que nessa parceria com todos os deputados, a gente sabe o carinho com que a Defensoria é recebida em todos os pleitos que formula", finaliza.