CULTURA

Exposição do Correio no CCBB emociona público com viagem pela história

A exposição multimídia "Brasília 61 + 1 anos de história" apresenta a transformação da capital do país ao longo dos anos por meio das capas do jornal Correio Braziliense. Mostra encanta quem passa pelo CCBB

Os brasilienses podem experimentar uma bela viagem pelo tempo na história da capital do país, e ver as inúmeras conquistas e mudanças de Brasília desde a inauguração, em 21 de abril de 1960. Na exposição "Brasília 61 1 anos de história", a transformação da cidade é contada por meio das capas publicadas no Correio Braziliense ao longo dos aniversários da cidade. Uma experiência única, surpreendente e saudosista que pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em meio aos painéis da exposição, o servidor público Julio Cesar Pinheiro, de 63 anos, observou a capa de 21 de abril de 1968 com emoção no olhar. Trata-se do ano em que o morador do Park Way deixou Ribeirão Preto (SP) juntamente com a família para encontrar na capital federal um novo lar.

"Vim ao CCBB apenas para ver a exposição, relembrar o passado e conhecer a história de Brasília contada pelo Correio Braziliense. Ao ver as capas, me senti conectado à cidade e às minhas lembranças. Senti-me extremamente saudosista ao procurar capas marcantes em minha vida, como o ano da minha chegada", explica Julio Cesar.

O servidor apreciou a exposição acompanhado da namorada, Claudia Moraes, 48. Nascida e criada em Brasília, ela também reviveu memórias afetivas com a capital do país. "Para mim, é um momento especial, pois consigo olhar cada capa e ver como a cidade mudou ao longo dos anos. E eu vivi parte dessa mudança", salienta.

Durante a exposição, o casal fez questão de procurar a capa de 2022 do aniversário de Brasília, quando oficializaram o namoro. Julio conta o itinerário do passeio: "queríamos ver a capa de quando cheguei, a do aniversário da minha namorada e, claro, a do nosso aniversário de relacionamento. Tiramos fotos em cada uma delas."

O administrador Aluísio Nonato, 83, também decidiu ver a exposição para recordar quando trocou o Rio de Janeiro (RJ) pela nova capital. "À época, em 1985, vim com um amigo para apresentarmos um projeto de trabalho. Apaixonei-me pela cidade e pelos traços que a fazem única. Quando terminamos o período do serviço, fui convidado para cuidar de uma gráfica, e não pensei duas vezes. Fiquei, e aqui estou até hoje. É um sentimento muito bom de pertencimento, assim como de nostalgia", relata o morador da Granja do Torto.

A moradora do Cruzeiro Kenia Aguiar, 45, descreve o mesmo sentimento de nostalgia ao "viajar" pela história de Brasília e relembrar as mudanças da cidade ao longo dos anos. "A capas me trazem um sentimento muito forte de nostalgia, pois revivo toda a minha infância e adolescência. Passa um filme na memória das mudanças arquitetônicas e a expansão de Brasília", relata a brasiliense Kenia, que foi acompanhada da filha, a estudante Geovana Machado, 19.  

Visite

Exposição Brasília 61 + 1 anos de história

No CCBB Brasília, de 21 de abril a 20 de maio de 2022

» De terça-feira a domingo, das 9h às 21h

» Endereço: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF

» Telefone: 61 3108-7600

» Site: bb.com.br/cultura

» Facebook/ccbb.brasilia

» Twitter/@ccbb_df

» Instagram/ccbbbrasilia

» YouTube/Bancodobrasil 

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - Aluísio Nonato, vindo do Rio, buscou o ano de sua chegada
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Júlio Cesar com a namorada Claudia Moraes.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61 1 dias de história.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - Kenia Aguiar relembrou a infância, com a filha Geovana Machado
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61+1 dias de história.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Aluísio Nonato.