A Feira dos Importados de Brasília (FIB) abriu às 11 horas nesta terça-feira (31/5), após o incêndio de grandes proporções que atingiu o local entre domingo (29/5) e segunda-feira (30/5). No entanto, o funcionamento terá a interdição parcial do Bloco B, onde as chamas destruíram cerca de 25 bancas, sendo que 14 ficaram totalmente queimadas.
A Defesa Civil foi acionada, na segunda-feira (30/5), para avaliar os riscos no bloco atingido pelo incêndio. Segundo o órgão, a área de circulação de clientes foi afetada apenas pela fumaça. Já a parte elétrica de todo o bloco foi prejudicada. Por orientação dos agentes, foram instalados tapumes em volta dos boxes incendiados.
Saiba Mais
Do total de bancas atingidas, 18 foram interditadas pela Defesa Civil e cabe àa Administração da Feira apresentar um laudo atestando a condição de segurança estrutural da área de circulação de clientes, bem como a readequação do sistema elétrico. A estrutura principal da feira não foi atingida e o local foi liberado pelos agentes para abertura e funcionamento normais.
O laudo do Corpo de Bombeiros, que vai indicar onde o incêndio começou e as causas, deve sair em 30 dias. A conclusão da perícia da Polícia Civil ainda não tem data para ser divulgada, conforme nota enviada pela Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do Distrito Federal (Cooperfim).
Além disso, as imagens do circuito interno de monitoramento serão entregues às polícias para auxiliar na investigação. A nota da cooperativa também ressalta que, durante a pandemia, houve troca da fiação elétrica do local e que, nesta terça-feira (31/5), a Cooperfim iniciou uma minuciosa vistoria em todas as bancas para verificar a existência de alguma irregularidade.
Incêndio
O incêndio de grandes proporções na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Distrito Federal deixou cerca de 25 bancas queimadas, sendo que 14 boxes foram totalmente destruídos. As chamas começaram na noite de domingo (29/5). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado pelos seguranças do local para conter as chamas.
O fogo atingiu as bancas centrais, localizadas no bloco B. A maioria das lojas comercializavam eletrônicos e óculos. Durante a operação de combate, os bombeiros identificaram um botijão de gás com a válvula rompida em uma das bancas atingidas. Segundo a corporação, isso pode ter contribuído para o alastramento do fogo. Além disso, não era permitido ter botijões nos boxes que pegaram fogo, somente na área de alimentação.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.