O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo referente a baixa umidade na tarde desta segunda-feira (30/5). O comunicado informa que o índice do ar pode variar entre 30% e 20%. O aviso descreve um perigo em potencial existindo baixo risco de incêndios florestais e à saúde. De acordo com o instituto, a baixa umidade persistirá durante a semana.
Saiba Mais
Publicado às 12h desta segunda, o alerta se encerra às 19h, momento que o Inmet avalia e atualiza a publicação. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, os brasilienses devem se preparar para o começo da estiagem e da seca.
“Hoje a umidade chegou a 21% em Águas Emendadas e no Plano Piloto ficou em 22%. Esse valor acontece em função de uma massa de ar que chegou ao Centro-Oeste”, relata a meteorologista.
Andrea afirma que a baixa umidade deve persistir ao longo da semana. “Para amanhã a previsão do tempo ainda indica um céu com poucas nuvens. Teremos os termômetros marcando mínima de 12ºC e máxima de 28ºC, e a umidade relativa deve variar entre 80% e 20%”, explica.
Saiba Mais
Com o tempo mais seco é preciso ficar atento e manter alguns cuidados como evitar atividades físicas e pegar sol nas horas mais quentes. Além disso, é necessário reforçar o protetor solar e ingerir bastante líquido. Confira abaixo algumas dicas que o Inmet divulgou.
Cuidados contra baixa umidade
- Beba bastante líquido
- Evite desgaste físico nas horas mais secas
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.