Cerca de 30 bancas foram atingidas pelo incêndio de grandes proporções na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), 14 boxes ficaram totalmente destruídos. As chamas começaram na noite deste domingo (29/5). Até o momento, os militares ainda trabalham para combater focos de fumaça no local.
O tenente-coronel Fábio Ribeiro explicou que o local ainda requer cuidados e acompanhamento da equipe de bombeiros. "Quando se tem um incêndio, aquela fumaça sobe com a temperatura muito alta. Ela se espalhou pela feira e derreteu muita coisa em outras bancas", comentou o militar, totalizando as cerca de 30 lojas.
As chamas atingiram as bancas centrais, localizadas no bloco B. A maioria das lojas comercializavam eletrônicos e óculos.
A perícia do Corpo de Bombeiros está no local para identificar as causas do incêndio. O laudo sai em 30 dias. "A perícia vai ter um trabalho maior para descobrir a causa do incêndio", avaliou o tenente-coronel Ribeiro. "Eu não posso adiantar, é muito prematuro falar onde começou e qual foi a causa", concluiu.
Durante a operação de combate, os bombeiros identificaram um botijão de gás com a válvula rompida em uma das bancas atingidas. Segundo a corporação, isso pode ter contribuído para o alastramento do fogo. Além disso, não era permitido ter botijões nos boxes que pegaram fogo, somente na área de alimentação.
Saiba Mais
- Cidades DF Corpo de ciclista encontrado no Park Way tinha marcas de violência
- Cidades DF Incêndio na Feira dos Importados destrói ao menos 20 bancas
- Cidades DF Aberta a licitação para a gestão do aeródromo de São Sebastião
- Cidades DF Banca de cigarros eletrônicos é alvo de operação na Feira dos Importados
Rescaldo
A corporação passou a noite no local combatendo pequenos focos, conhecido como rescaldo. "O bombeiro passa a câmera térmica em toda feira e onde tem ponto de calor, ele vai lá e faz o combate", explicou o tenente-coronel. Mesmo após mais de 10 horas do início das chamas, os militares ainda identificavam pontos quentes, principalmente no teto.
"A fumaça ainda está em cima, como ela concentra temperatura alta, a nossa câmera térmica registrou no teto da feira. Como a Feira é parcialmente aberta, isso proporciona acúmulo de fumaça", ressaltou o militar.
Os feirantes e demais pessoas não estão autorizadas a entrar no local devido ao perigo de intoxicação pela fumaça. Em nota, a Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do Distrito Federal (Cooperfim) destacou que a perícia irá determinar a causa do incêndio e a Defesa Civil fará vistoria para avaliar a liberação do espaço, podendo reabrir nesta terça-feira (31/5).
Confira a nota na íntegra:
A Cooperfim informa que, entre a noite de domingo (29) e madrugada de segunda-feira (30), um incêndio atingiu boxes no Bloco B, da Feira dos Importados de Brasília (FIB). Em uma rápida atuação da brigada de incêndio da FIB e do Corpo de Bombeiros foi possível conter as chamas. Houve perdas materiais, mas ninguém ficou ferido. Laudo do Corpo de Bombeiros vai apontar o foco do incêndio e, posteriormente, perícia da Polícia Civil determinará a causa. A Defesa Civil faz vistoria no local no início desta tarde para fazer a liberação do espaço, que deve reabrir nesta terça-feira (31).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.