Após denúncias e reclamações, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) vistoriou o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e reuniu-se com gestoras da unidade, na quarta-feira (25/5). A iniciativa ocorreu depois que a Promotoria recebeu uma série de reclamações sobre a espera excessiva para atendimento médico.
Durante a visita, representantes da 1ª Prosus vistoriaram as instalações do hospital e verificaram a fila de atendimentos à população, que naquele momento, já contava com espera de seis horas. De acordo com o promotor de Justiça Luiz Humberto Alves de Oliveira, “a inspeção foi importante, porque não demos aviso prévio. Naquela tarde, somente um médico estava atuando de fato porque outros dois profissionais estavam afastados por atestado médico”, disse.
O promotor também identificou falhas na comunicação dos serviços prestados à população e inadequação na proporcionalidade do tamanho da equipe de profissionais para a quantidade de pacientes atendidos. As principais queixas que chegaram para a Prosus relataram demora de até 14 horas para atendimento ao público infantil.
A diretora-geral do Hospital, Marina da Silveira; a diretora assistencial em exercício, Ana Lúcia; e a chefe de equipe, Cláudia Matias, informaram que o Hmib recebe um número muito elevado de pacientes, que inclusive são encaminhados por outras unidades hospitalares, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados. Por essa razão, muitas vezes, a estrutura física e de recursos humanos não são suficientes para suprir as necessidades dos pacientes. Explicaram também que, embora haja esforço dos profissionais, o período atual é de alta frequência devido às doenças respiratórias, o que agrava a procura por atendimento médico.
Desta forma, a 1ª Prosus requisitou à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) para que a população receba informações antecipadas acerca de quais unidades de saúde procurar para receber atendimento médico. Além disso, solicitará à pasta outras providências para melhor orientação e atendimento da população, incluindo divisão mais equilibrada da força de trabalho nos pontos de atendimento.
Posicionamento
O Correio procurou a Secretaria de Saúde do DF para obter esclarecimentos sobre a demora no atendimento do HMIB. Leia a nota da íntegra:
“A Secretaria de Saúde informa que, nos últimos dias, o Hospital Materno Infantil (Hmib) registrou aumento na demanda, devido ao período de sazonalidade de doenças respiratórias. Atualmente, o Pronto-Socorro da unidade está em bandeira laranja.
Além disso, os pacientes são atendidos inicialmente na classificação de risco e recebem pulseiras de acordo com o caso clínico, que são normas do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que, para organizar o fluxo de atendimento nos hospitais em momentos de muita procura, as direções das unidades definem as prioridades e a capacidade de atendimento, sinalizando o grau de ocupação com bandeiras. Pacientes abaixo dessa classificação devem buscar atendimento em Upas e UBS’s.
A Pasta ressalta ainda que não tem medido esforços para reforçar o atendimento nas unidades de saúde do DF”.
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