Para quem for aproveitar o domingo (22/5), é importante lembrar da hidratação e cuidados devido ao tempo seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia promete umidade relativa do ar baixa, em torno de 15% nas horas mais quentes. Neste sábado (21/5), o Distrito Federal registrou a menor umidade do ano, com 13% na região do Gama. A temperatura máxima prevista é de 27°C para o período da tarde.
Céu com poucas nuvens e ventos fracos, o meteorologista Olívio Bahia ressalta um domingo com tempo aberto, predomínio de sol e umidade baixa. “A percepção de secura já começa. O nariz já começa a agoniar, a pele já começa a trincar até pelo frio também”, ressalta Olívio.
O meteorologista avalia que a umidade mínima pode variar a depender do local e alerta para a necessidade de cuidados. “Já começa a dar aquele recomendação para a população de manter a ingestão de líquido sempre em dia, hidratar as narinas e a pele, se possível. Cuidar do corpo e cuidar também do ambiente, já que o risco de incêndio está bem elevado”, pontua.
Nas primeiras horas do dia, o DF registrou a temperatura mínima de 5°C, além da umidade do ar em 95%.
Previsão para a semana
De acordo com Olívio, não haverá muita diferença no tempo para o decorrer da semana com destaque para a umidade baixa. “Agora inicia o período seco que a gente vai começar a vivenciar. As (temperaturas) mínimas não caem tanto e vão ficar por volta de 9°C a 12°C, dependendo da localidade”, comenta o especialista, destacando as máximas de 27°C e 28°C para os próximos dias.
Cuidados
Com uma alerta amarelo indicando perigo potencial, o Inmet emitiu o aviso, válido até a manhã desta segunda- feira (23/5), devido à onda de frio e do risco à saúde com a temperatura de 5°C abaixo da média.
A Defesa Civil também emitiu alerta sobre a situação e listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:
- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
- Beba bastante líquidos;
- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.