Com temperatura mínima de 7°C na manhã deste sábado (21/5), os brasilienses que não gostam muito do frio intenso podem ficar aliviados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que as temperaturas voltem a subir pouco a pouco nos próximos dias. A máxima prevista para o Distrito Federal é de 26°C no período da tarde.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves explica que as temperaturas estão subindo. “Gradualmente, ela já vai se elevando entre hoje e amanhã aqui na região do DF”, destaca Heráclio. No Plano Piloto, a máxima pode chegar a 24°C à tarde. Com o sol aparecendo e poucas nuvens, a capital não tem previsão de chuva.
Apesar da leve subida das temperaturas, a umidade relativa do ar está baixa e deve ter mínima de 20% no período da tarde. “É uma massa de ar fria e seca. Então, por causa do frio, a gente acaba não bebendo muita água e sente os lábios e o nariz mais ressecados”, pontua o meteorologista. A máxima foi de 85% durante a manhã. Com ventos fracos, a sensação térmica não se altera em relação à temperatura registrada.
Para o domingo (22/5), o meteorologista indica que haverá poucas mudanças na previsão. “Vai manter entre 7°C a 9°C de manhã, mas a temperatura vai aumentando gradualmente durante o fim de semana. Amanhã, já está um pouquinho melhor, mas a umidade ainda fica baixa”, avalia Heráclio.
Saiba Mais
Alerta laranja até domingo
O Inmet emitiu, na tarde de quinta-feira (20/5), um alerta laranja de perigo devido à onda de frio. Por conta do risco à saúde com a temperatura abaixo da média, o aviso segue até a manhã deste domingo (22/5).
A Defesa Civil também emitiu alerta sobre a situação e listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:
- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
- Beba bastante líquidos;
- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Saiba Mais
- Cidades DF SLU inaugura sistema que permitirá condomínios do DF processarem o próprio lixo
- Cidades DF DF apresenta maior aumento percentual de casos de covid-19 no mês de maio
- Cidades DF Sarau da Poesia Negra recebe a poeta Cecília Mulieca neste sábado
- Cidades DF Profissionais de saúde tem meia-entrada garantida por lei a partir desta sexta
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.