O projeto que leva os saberes do samba a instituições de ensino de Ceilândia, Tardezinha do Samba Vai à Escola, deve marcar presença no CEM 2, na próxima segunda-feira (23/5). A iniciativa faz parte do projeto pedagógico do Festival Tardezinha do Samba, idealizado pelo músico e ativista cultural Marcelo Café.
O CEM 02 é a terceira escola a ser contemplada com o projeto, que já teve início no CEF 11 e CEF 27. Nesta temporada, haverá apresentação musical da dupla Véi Oeste e de Dudu Mano, para os alunos dos períodos matutino e vespertino. A partir de terça-feira (24/5), a programação ficará por conta da Oficina de Charme, com o coreógrafo e dançarino Petrônio Paixão. Durante três semanas, de terça a quinta-feira, os alunos terão a oportunidade de fazer a vivência musical da dança através dos passos de Charme.
Saiba Mais
Segundo Café, a proposta é “unir ações educativas dedicadas à cultura afro-brasileira ao festival de samba, a fim de promover a fruição artística e provocar o debate acerca das relações étnico-raciais nas escolas de Ceilândia”. Dentro da programação, os alunos têm acesso a oficinas de dança e de percussão; palestras e rodas de conversa sobre aspectos históricos, políticos e sociais ligados à Cultura Africana e Afro-Brasileira; além de apresentações musicais de consagrados grupos do Distrito Federal.
O encerramento do projeto no CEM 02 será no dia 10 de junho, com as palestras do pedagogo e especialista em políticas públicas de gênero e raça, Max Maciel, que falará sobre a importância das ruas; e da escritora Tatiana Nascimento, que abordará a cultura afro-brasileira na sociedade através de um panorama histórico. A programação de palestras, apresentações musicais e oficinas acontecem simultaneamente nas escolas de Ceilândia CEF 11, CEF 27 e CEM 02.
Serviço
De 9 de maio a 9 de junho de 2022
Local: CEF 11, CEF 27 e CEM 02, em Ceilândia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.