Clima

Menos frio: sensação térmica sobe a 3°C; fim de semana será mais quente

Apesar do frio intenso nos dois últimos dias da semana, aqueles que esperavam sol no fim de semana podem se alegrar, pois há previsão de alta gradual das temperaturas para os próximos dias

Carlos Silva*
postado em 20/05/2022 09:51
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Após a quinta-feira (19/5) mais fria desde 1975, uma pequena trégua para os moradores da capital federal foi dada nesta sexta-feira (20/5). Os termômetros mostraram uma situação um pouco mais amena, em que a temperatura teve mínima de 3°C e deve chegar aos 26°C, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar das baixas temperaturas para hoje, a sensação térmica não diferiu do registrado nos termômetros, visto que os ventos – fator de influência na temperatura aparente – tendem a se manter de fracos a moderados, como explica Mamedes Luiz, meteorologista do Inmet. “A sensação térmica ficou em torno daquilo que foi registrado no termômetro, porque o vento estava calmo, então não tem muita variação”, informa.

Perspectiva do tempo para os próximos dias no DF 

Apesar do frio intenso nos dois últimos dias da semana, aqueles que esperavam sol no fim de semana podem se alegrar, pois há previsão de alta gradual das temperaturas para os próximos dias. De acordo com o Instituto, a previsão é de que os termômetros fiquem em torno de 28°C, com mínima de 10°C no sábado; no domingo fica parecido, com mínima em torno de 10°C e temperatura máxima um pouco mais baixa, por volta de 26°C.

Cuidado com o frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de onda de frio para o Distrito Federal. A Defesa Civil também alerta a população sobre o declínio acentuado de temperatura. Por isso, alguns cuidados são recomendados para enfrentar as baixas temperaturas. Confira:


- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
- Beba bastante líquidos;
- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento; e 
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação