O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que amplia o horário da parada livre para desembarque de passageiros de ônibus em Brasília. Conforme publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quinta-feira (19/5), os usuários do transporte público poderão desembarcar dos ônibus fora dos pontos determinados a partir das 21h até as 6h .
O GDF tem até 90 dias para regulamentar o texto para que ele passe a valer. Em 26 de abril, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o projeto de lei que determinava a livre parada dos coletivos, mas faltava a validação do chefe do Executivo local. Hoje, o horário para o desembarque alternativo começa às 23h e vai até as 6h.
A proposta — de junho de 2021 — estabelece, também, que deverá ser fixado um aviso informando o novo horário da parada livre no interior dos veículos. O objetivo do texto é alterar o horário inicial do desembarque livre, disposto na Lei n° 1.871/1998.
Na proposta, de autoria do deputado distrital Rafael Prudente (MDB), a justificativa da mudança é garantir “maior sensação de segurança aos usuários do transporte coletivo do Distrito Federal”.
“A violência em todo o país aumentou de forma exponencial, trazendo incertezas e medo à população que precisa utilizar o transporte. Por óbvio, o período noturno é o mais perigoso e se mostra o mais vulnerável para esses usuários que viajam à noite”, complementou no texto.
Saiba Mais
- Cidades DF Tarifa de ônibus permanecerá em R$ 5,50, diz secretário de Mobilidade
- Cidades DF Criminosos que mataram homem a pauladas no Gama são condenados a 16 anos
- Cidades DF Ibaneis diz que GDF vai estudar possível aumento do Cartão Gás
- Cidades DF Servidores do GDF já podem consultar o valor do reajuste salarial
- Cidades DF Parque de Águas Claras recebe evento pelo Dia Mundial da Hipertensão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.