O Parque Ecológico de Águas Claras receberá, na manhã deste sábado (21/5), uma programação especial para lembrar a importância da prevenção à hipertensão arterial. A partir das 9h, haverá verificação de pressão arterial, aulas de yoga, pilates, orientações de especialistas, quiz interativo com brindes e para o público infantil e contação de histórias.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 30% da população tem a doença crônica. Cerca de 90% dos hipertensos desenvolve a doença por fatores genéticos, mas a condição está relacionada também à obesidade, sono não reparador, tabagismo, sedentarismo e consumo excessivo de álcool.
Saiba Mais
“Os hábitos de vida na infância e na adolescência, principalmente os relacionados à prática de atividades físicas e à escolha de alimentos saudáveis, podem determinar o surgimento da hipertensão arterial no início da vida adulta”, destaca o cardiologista do Hospital Brasília unidade Águas Claras/Dasa, Alexandre Anderson.
O médico salienta a importância de a população buscar conhecimento para o autocuidado. “Nosso foco é a prevenção. A hipertensão é uma doença silenciosa, e é importante falarmos sobre o assunto para que as pessoas fiquem atentas”, afirma. Apesar de não ter muitos sintomas, quando a pressão está muito alta, o paciente pode sentir dor no peito, zumbido no ouvido, dor de cabeça e tontura", diz o médico.
Prevenção: a melhor aliada no combate à hipertensão
Programação
- 9h Yoga
- 10h Pilates
- 11h Abdominal
- 12h Alongamento
Data: 21/05/22 (sábado)
Hora: das 9h às 14h
Local: Parque Ecológico de Águas Claras, ao lado da Administração
Saiba Mais
- Cidades DF Conselho vai investigar oficial da PM que extorquia empresários
- Cidades DF Mais três são presos por extorquir R$100 mil de casal em falso sequestro
- Cidades DF Criminosos que mataram homem a pauladas no Gama são condenados a 16 anos
- Cidades DF Ibaneis diz que GDF vai estudar possível aumento do Cartão Gás
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.