O mungunzá é um prato de origem africana, enraizado na cultura brasileira. Existem as versões doces e salgadas quase como uma "feijoada" de milho. Muito comum no Nordeste, encontrou o momento mais oportuno de ser servido nas festas juninas, pois pode (e deve!) ser apreciado quentinho para espantar o frio.
Ingredientes
Para o mungunzá
» 300g de milho branco de canjica
» 300g de acúcar
» 1 litor de leite integral
» 1 litro de leite de côco
» 250ml de creme de leite fresco
» Especiarias inteiras (cravo, canela) a gosto
Para a cocada
» 500g de coco seco ralado
» 400g de açúcar
» 300ml de leite de coco
Preparo: Em uma panela de pressão cozinhe o milho com as especiarias e metade do açúcar coberto com água por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão. Em seguida, abra a panela e avalie. Se estiver macio, coe e reserve. Senão, continue cozinhando. Com o milho macio, leve ao fogão com os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que o molho fique cremoso.
Cocada: Leve ao fogo todos os ingredientes mexendo sempre até que evapore o líquido, e o coco esteja macio. Atenção, quanto mais você cozinhar, mais firme ficará a cocada. Escolha o ponto que desejar.
Sirva com uma pitada de canela!
Dicas de decoração
» Crie cenários com artesanato local e regional, flores desidratadas e muita madeira. Dessa forma, você terá ambientes rústicos e bem brasileiros;
» Uma alternativa é utilizar potes de barro com folhagens diversas, bandeirolas, toalhas e tecidos de juta para mesas;
» Utilize uma colcha básica para alegrar com almofadas coloridas, mesclando com o chitão e, dessa forma, crie um ambiente descontraído para os convidados, no chão ou em um sofá, por exemplo;
» Não esqueça das típicas fogueiras;
» Use tachos de cobre ou ferro espalhados no jardim para dar um charme;
» Caixa de paletes com frutas da época e o varal de luzes trazem um aconchego e surpreendem os convidados;
*por Paola Marcante
Colaborou Ana Isabel Mansur
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.