A Barragem do Descoberto está em obras. A construção também receberá novos equipamentos que auxiliarão na medição do fluxo e vazão de água. Com custo de cerca de R$ 1,5 milhão, os serviços também incluem desobstrução e limpeza dos drenos da fundação da galeria de drenagem e têm previsão de término para julho deste ano.
Uma das melhorias que será feita na barragem é a instalação de piezômetros, equipamentos responsáveis pela medição do nível da água na construção. Atuando em conjunto com a medição feita por drenos, as informações destes equipamentos tornam possível acompanhar a estabilidade da barragem.
Saiba Mais
Outro equipamento que será instalado na barragem são medidores de vazão do tipo Vertedor Triangular. Os novos medidores trarão melhorias no monitoramento ao longo do ano, possibilitando a medição da vazão de saída da água e melhor localização de problemas, caso haja diferença brusca na medição.
A gerente de Segurança de Barragens da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) ressaltou a importância da realização de ações de manutenção preventivas e corretivas na barragem, tendo em vista a diminuição do risco de acidentes e o cumprimento do propósito das Lei Nº 14.066, DE 30 DE Setembro de 2020, que trata da segurança de Barragens.
Construída em 1973, a barragem do Descoberto é responsável por 60% do abastecimento de água da população do Distrito Federal. Ela havia passado por quatro intervenções, mas nunca havia sido instrumentada.
Saiba Mais
- Cidades DF Brasilienses se reúnem na Praça dos Três Poderes para assistir o eclipse lunar
- Cidades DF Familiares de menino atingido por árvore no DF pedem doação de sangue
- Cidades DF Em Planaltina, técnico de enfermagem é agredido por acompanhante de paciente
- Cidades DF Internautas compartilham registros do fenômeno Lua de Sangue
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.