Pacientes que aguardam atendimento no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) estão passando por momentos de angústia nesta sexta-feira (13/5). Um aviso na recepção da unidade mostra que somente crianças classificadas com pulseira vermelha seriam atendidas.
De acordo com funcionários do local, a restrição no atendimento acontece devido à superlotação das enfermarias e do pronto-socorro da pediatria. Por volta de 19h15, funcionários indicaram ao Correio que os atendimentos continuam apenas para casos de risco, classificação "vermelha".
Saiba Mais
Pais que estão com seus filhos aguardando atendimento relatam que as crianças estão passando apenas pela triagem e, em seguida, são aconselhadas a irem para casa. Uma pessoa que não quis se identificar contou ao Correio que estava no Hmib desde às 5h da manhã, sem conseguir um médico para o filho.
A autônoma Bianca Alves, 26 anos, mora em Taguatinga e afirma que está há duas semanas tentando buscar atendimento para seu filho, que apresenta quadro de febre e vômito. Ela foi ao Hmib na tarde desta sexta-feira (13/5), por volta das 14h, e, desde então, só conseguiu passar pela triagem. "(Os funcionários) falam que não está tendo atendimento e mandam procurar outras unidades", relata.
Em nota, enviada ao Correio por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), a direção do Hmib informou que, em função da alta demanda na rede de saúde, a unidade operava em bandeira vermelha até o início da noite desta sexta-feira (13/5) e que, atualmente o Pronto-Socorro da unidade está em bandeira laranja, com quatro médicos atendendo.
No texto, a pasta ressaltou que, para organizar o fluxo de atendimento nos hospitais do DF em momentos de muita procura, “as direções das unidades definem as prioridades e a capacidade de atendimento, sinalizando o grau de ocupação com bandeiras”. A Secretaria também informou que “não tem medido esforços” para reforçar o atendimento nas unidades de saúde do DF e, recentemente, lançou edital de concurso para cargos efetivos em diversas especialidades. Além disso, outros profissionais já haviam sido convocados para vagas temporárias, a fim de suprir o déficit de funcionários.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.