A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal apreenderam, nesta quinta-feira (12/05), no Aeroporto Internacional de Brasília, 13,7kg de cocaína colorida, também conhecida como "cocaína preta", droga rara originada da combinação entre a pasta-base e outras resinas que disfarçam o odor e a aparência da substância.
Saiba Mais
A droga estava escondida na mala de um passageiro peruano que tentava viajar para Lisboa, em Portugal. De acordo com a Receita Federal, ele chegou a Brasília pela via rodoviária e embarcaria com destino final a Portugal. O homem, de 18 anos, foi preso em flagrante. A Receita também informou, em nota, que apenas nos últimos quatro dias foram apreendidos mais de 44kg de cocaína no Aeroporto de Brasília, em três operações diferentes.
Segundo informações da PF, as autoridades identificaram, durante ação rotineira de fiscalização no aeroporto, uma mala suspeita que continha diversos pacotes com supostas substâncias orgânicas. Quando o peruano abriu a mala, no entanto, os policiais encontraram a droga escondida em embalagens de produtos naturais.
O passageiro que transportava a substância, apresentada em diversas cores, foi detido pela PF após embarcar na aeronave. Ele poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, com pena de até 25 anos de prisão. Em 2019, um passageiro colombiano já havia sido preso no Aeroporto de Brasília enquanto levava cerca de 4kg de cocaína negra escondidos na mala, além de 485 euros e 903 mil pesos colombianos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.