A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informa que a capacidade de atendimento para cadastramento de Carteira de Identidade (CI) está inferior à demanda enfrentada. Segundo o órgão, o serviço aumentou muito nos últimos anos e as vagas para o agendamento da carteira estão sendo rapidamente ocupadas na medida em que ficam disponíveis no sistema. "Trabalhamos incessantemente para minimizar os impactos desse problema na vida da população do DF", afirma a Polícia Civil.
Conforme informado ao Correio, a PCDF diz "trabalhar incessantemente para minimizar os impactos desse problema na vida da população brasiliense". Papiloscopistas são os servidores responsáveis pelo cadastramento das digitais e, segundo o órgão, o quadro atual é de 70% do total previsto em lei — 255 ativo, no total de 360 cargos previstos. "Esses servidores são especializados e atuam em diversos setores, além de serem responsáveis pelo processo de identificação civil e criminal no Distrito Federal, o que também inclui a supervisão dos atendimentos realizados por trabalhadores terceirizados nas unidades do Na Hora", diz a Polícia.
O Instituto de Identificação lançou, em parceria com a Divisão de Tecnologia, a solução "2ª Via Fácil" que ampliou a quantidade de atendimentos realizados. Esse recurso faz com que a necessidade de atendimento presencial aos cidadãos seja dispensada, bem como a de agendamento para a emissão da segunda via da Carteira de Identidade.
Atualmente o serviço está disponível para maiores de 16 anos, cuja Carteira de Identidade tenha sido expedida a partir de 1º de julho de 2016, entre outros requisitos disponíveis neste link.
Ainda segundo a PCDF, está em andamento o processo para elaboração de licitação, com o objetivo de ampliar os atendimentos para a emissão das carteiras de identidade. "Com essa medida, será disponibilizado um número maior de vagas, o que contribuirá para a melhoria do serviço prestado à população do Distrito Federal", informa a PCDF.
Os agendamentos para a emissão de 1ª ou de 2ª via da Carteira de Identidade devem ser realizados neste site. Em dias úteis, sempre às 8h30, 10h30, 14h30 ou 16h30. Outra forma de agendar é por meio do telefone 156 nos mesmos horários. Além disso, não necessitam de agendamento portadores de deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Para estes, é necessário somente o comparecimento a uma das unidades de atendimento.
Unidades de Atendimento Na Hora - 7h às 19h, diariamente
NH 1 – Subsolo da Estação da Rodoviária do Plano Piloto, Plataforma D - Brasília
NH 2 – QS 03 Lote 11 Lojas 4 a 8, Pistão Sul - Taguatinga Sul
NH 3 – Shopping Popular de Ceilândia Piso Superior QNM 11 A Especial – Ceilândia Sul
NH 4 – Quadra 06, Área Especial nº 8, Sobradinho/DF
NH 5 – Gama Shopping EQ 55/56 A Especial 01 Setor Central - Gama
NH 6 – Shopping Riacho Mall 2º andar QN 07 A Especial 01 – Riacho Fundo I
NH 7 - Área Especial 4 Setor 3 Setor Tradicional - Brazlândia.
Postos de Identificação - 12h às 19h
PIB 1 – 1ª Delegacia de Polícia Asa Sul – Setor Policial Sul, Lote B - AsaSul
PIB 2 – 3ª Delegacia de Polícia do Cruzeiro- A Especial 03 - Cruzeiro Velho
PIB 3 – 4ª Delegacia de Polícia do Guará – EQ 15/26 A Especial - Guará II
PIB 4 – 16ª Delegacia de Polícia, Qd 19 Conj. A Setor Residencial Leste – Planaltina
PIB 5 – 32ª Delegacia de Polícia, QN 38 Conj. 01 Lote 01 - Samambaia Sul
PIB 6 – 33ª Delegacia de Polícia, Av. Alagados CL 114 Lote A - Santa Maria
PIB 7 – 6ª Delegacia de Polícia Qd 33 s/n A Especial - Paranoá
PIB 8 - 30ª Delegacia de Polícia, Qd 02 Conj. 2 Lote 1 Bairro São Bartolomeu - São Sebastião
PIB 9 - 27ª Delegacia de Polícia Qd 305 Cj 01 Lote 02 A Especial - Recanto das Emas
Mais informações podem ser acessadas neste site.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.