A taxa de transmissão do novo coronavírus subiu pelo sétimo dia seguido e atingiu o índice de 1,12 nesta segunda-feira (9/5). De acordo com informações do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o índice viral não ultrapassava esse valor desde 11 de fevereiro, quando marcou 1,22.
O número é preocupante, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois, quando a taxa está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. O índice significa que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 112.
No boletim mais recente, publicado às 17h desta segunda (9/5), a pasta notificou, ainda, duas mortes em decorrência da covid-19. As duas vítimas eram do sexo masculino, tinham entre 70 e 79 anos e residiam no Distrito Federal. Até o momento, 11.662 cidadãos morreram na capital do país desde o início da pandemia.
Novos casos
Em relação aos infectados, 309 novos casos positivos foram registrados contando o fim de semana e esta segunda-feira (9/5). Desta forma, o total de contaminados na capital federal chegou a 697.821.
Além disso, a secretaria contabiliza que mais de 621 mil são moradores do DF, 36 mil de Goiás, 9 mil de outros estados e 30 mil estão em investigação. Vale ressaltar que o documento é divulgado somente em dias úteis.
Em relação às médias móveis, a de infecções está em 194, o que representa uma queda de 6% em relação a 14 dias atrás, indicando estabilidade. Já a média móvel de óbitos está em 2 — isso representa uma queda de 57%, na comparação com o cálculo de 14 dias atrás.
Saiba Mais
- Cidades DF Taxa de transmissão da covid-19 sobe e passa de 1 no Distrito Federal
- Cidades DF Veja onde se vacinar contra a covid-19 e influeza no DF neste sábado (7/5)
- Brasil Covid: Anvisa mantém indicação de uso da vacina da Janssen no Brasil
- Brasil Rio tem 6 casos suspeitos da hepatite misteriosa envolvendo crianças
- Opinião Visão do Correio: "O racista Brasil negro"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.