Bora vacinar? Com mais de 2,5 milhões de brasilienses vacinados com a primeira dose e outros 2,3 milhões vacinados com a segunda dose contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai disponibilizar três pontos de vacinação contra a covid-19 neste sábado (7/5). De acordo com a pasta, não haverá vacinação no domingo (8/5).
Os locais de aplicação do imunizante irão aplicar todas as doses da vacina contra a covid-19. Na UBS 1, da Asa Sul — na SGAS 612 —, haverá a vacinação para todas as pessoas a partir dos 5 anos. Nos mesmos moldes, a UBS 2, de Ceilândia — QNN 15 Lote F — e a administração regional de Sobradinho II foram os locais escolhidos pela pasta. Vale ressaltar que, para crianças entre 5 a 11 anos, as equipes de saúde disponibilizam a dose da Pfizer infantil, e de 6 a 11 anos, a dose aplicada é a da CoronaVac. Em todos os locais, haverá distinção para a vacinação infantil.
Influenza
Apenas um local aplicará a vacina contra a influenza no Distrito Federal. O endereço escolhido pela Secretaria de Saúde foi a administração de Sobradinho II, onde haverá apenas a aplicação do imunizante para pessoas dos grupos prioritários. Veja abaixo os grupos definidos:
Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da área da saúde;
Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Professores do ensino básico e superior;
Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Forças de Segurança e Salvamento;
Forças Armadas;
Funcionários do sistema de privação de liberdade; e
População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Quarta dose para maiores de 60 anos
Desde sexta-feira (6/5), o Distrito Federal começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 60 anos. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa pela Secretaria de Saúde, na última quinta-feira (5/5). Para a quarta dose, ou segunda dose de reforço, é necessário ter tomado a dose anterior há, pelo menos, quatro meses.
A nova determinação, ampliando a faixa etária que pode tomar o imunizante, acontece após três semanas da decisão de ampliar a campanha para maiores de 70 anos.
Redução de intervalo
Ainda ao decorrer da coletiva, a cúpula da pasta afirmou que reduziu o intervalo mínimo para o recebimento da segunda dose da Pfizer. Antes, o intervalo era de 56 dias e, agora, será de 21 dias. Para receber qualquer dose, os brasilienses devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacinação em um locais de aplicação disponíveis neste sábado (7/5).
Saiba Mais
- Cidades DF MPDFT inaugura exposição sobre o enfrentamento da covid-19 no DF
- Cidades DF Feira AgroBrasília retorna ao formato presencial com novidades
- Cidades DF Incêndio em estande de tiros no Setor Comercial Sul deixa um ferido
- Cidades DF Sargento ameaça alunos em ato contra demissão de professora que chamou PM de cagão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.