Os brasilienses podem experimentar uma bela viagem pelo tempo na história da capital do país, e ver as inúmeras conquistas e mudanças de Brasília desde a inauguração, em 21 de abril de 1960. Na exposição "Brasília 61 1 anos de história", a transformação da cidade é contada por meio das capas publicadas no Correio Braziliense ao longo dos aniversários da cidade. Uma experiência única, surpreendente e saudosista que pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Em meio aos painéis da exposição, o servidor público Julio Cesar Pinheiro, de 63 anos, observou a capa de 21 de abril de 1968 com emoção no olhar. Trata-se do ano em que o morador do Park Way deixou Ribeirão Preto (SP) juntamente com a família para encontrar na capital federal um novo lar.
"Vim ao CCBB apenas para ver a exposição, relembrar o passado e conhecer a história de Brasília contada pelo Correio Braziliense. Ao ver as capas, me senti conectado à cidade e às minhas lembranças. Senti-me extremamente saudosista ao procurar capas marcantes em minha vida, como o ano da minha chegada", explica Julio Cesar.
O servidor apreciou a exposição acompanhado da namorada, Claudia Moraes, 48. Nascida e criada em Brasília, ela também reviveu memórias afetivas com a capital do país. "Para mim, é um momento especial, pois consigo olhar cada capa e ver como a cidade mudou ao longo dos anos. E eu vivi parte dessa mudança", salienta.
Durante a exposição, o casal fez questão de procurar a capa de 2022 do aniversário de Brasília, quando oficializaram o namoro. Julio conta o itinerário do passeio: "queríamos ver a capa de quando cheguei, a do aniversário da minha namorada e, claro, a do nosso aniversário de relacionamento. Tiramos fotos em cada uma delas."
O administrador Aluísio Nonato, 83, também decidiu ver a exposição para recordar quando trocou o Rio de Janeiro (RJ) pela nova capital. "À época, em 1985, vim com um amigo para apresentarmos um projeto de trabalho. Apaixonei-me pela cidade e pelos traços que a fazem única. Quando terminamos o período do serviço, fui convidado para cuidar de uma gráfica, e não pensei duas vezes. Fiquei, e aqui estou até hoje. É um sentimento muito bom de pertencimento, assim como de nostalgia", relata o morador da Granja do Torto.
A moradora do Cruzeiro Kenia Aguiar, 45, descreve o mesmo sentimento de nostalgia ao "viajar" pela história de Brasília e relembrar as mudanças da cidade ao longo dos anos. "A capas me trazem um sentimento muito forte de nostalgia, pois revivo toda a minha infância e adolescência. Passa um filme na memória das mudanças arquitetônicas e a expansão de Brasília", relata a brasiliense Kenia, que foi acompanhada da filha, a estudante Geovana Machado, 19.
Visite
Exposição Brasília 61 + 1 anos de história
No CCBB Brasília, de 21 de abril a 20 de maio de 2022
» De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
» Endereço: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF
» Telefone: 61 3108-7600
» Site: bb.com.br/cultura
» Facebook/ccbb.brasilia
» Twitter/@ccbb_df
» Instagram/ccbbbrasilia
» YouTube/Bancodobrasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.