Após mais de dois anos de medidas restritivas em decorrência da pandemia de covid-19, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) autorizou a retomada de visitas aos pacientes diagnosticados com covid-19 nas unidades de internação e unidades de terapia intensiva (UTI) do Distrito Federal. A portaria foi assinada e publicada nesta quinta-feira (28/4) pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, no Diário Oficial do DF (DODF).
De acordo com a pasta, é recomendado o uso de máscara nesses ambientes para visitantes, além da orientação para que pessoas com sintomas de doenças não façam visitas a pacientes com covid-19. A portaria ainda define que a autorização para entrar em cada unidade será adequada conforme os fluxos de atendimento, “definindo os critérios para liberação de visitantes”.
Em 2020
A nova portaria revoga a portaria nº 146, de 9 de março de 2020, quando o então secretário de Saúde, Osnei Okumoto, decidiu proibir as visitas aos pacientes diagnosticados com covid-19 nas unidades de internação e de terapia intensiva do Distrito Federal. À época, o DF havia acabado de confirmar o segundo caso da doença.
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Distrito Federal emitido pela SES na quarta-feira (27/4), o DF teve 98 casos positivos de covid-19. Foi a primeira vez em 2022 que o índice foi menor que 100. A taxa de transmissão atingiu 0,82. Desta forma, o número representa que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 82.
*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira