Durante visita para conferir instalação de aparelhos de ressonância magnética no Hospital da Criança de Brasília (HCB), o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre as obras do Hospital Oncológico de Brasília, o aumento de casos de dengue na capital e a necessidade de vacinação contra a covid-19, além da contratação de servidores da saúde.
Segundo Ibaneis, a obra do hospital destinado para o atendimento de câncer está finalizando a etapa das fundações. "A gente espera que, em um prazo de dois anos, tenha um hospital oncológico concluído e em funcionamento para que a população do DF, do entorno e de todo o Brasil possa ser atendida neste hospital, que vai ser um centro de referência para tratamento de doenças oncológicas do país", destacou o chefe do Executivo local.
A respeito do aumento dos casos de dengue no DF, o governador ressaltou que, neste ano, choveu bastante em todo o Brasil. "Aqui em Brasília não foi diferente. O que a gente tem feito é um trabalho conjunto da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros Militar, visitando a casa das pessoas. A gente agradece o apoio de todos para eliminar os focos de dengue", pontuou Ibaneis, ressaltando um número de mortes menor causado pela doença.
Passaporte de vacina
Questionado sobre o uso de passaporte de vacina da covid-19 que será liberado no Rio de Janeiro, Ibaneis destacou que, no DF, nunca foi cobrado o passaporte vacinal. "O que a gente tem feito aqui, por exemplo, no que diz respeito a shows, a gente vem cobrando essa vacina mais no sentido de incentivar as pessoas", declarou o governador. "Nós queremos que todos se vacinem, nós estamos vendo um avanço na questão da covid-19, mas isso tudo por conta da vacinação. É o reconhecimento que a vacina é o único modo que nós temos de nos livrarmos desse mal que assola todo mundo", acrescentou Ibaneis.
Mais profissionais de saúde
O chefe do Executivo local também comentou sobre a necessidade de contratação de mais profissionais da área da saúde para atender a população do DF. "A gente tem trabalhado muito nessa contratação. Todos os profissionais dos concursos têm sido chamados e a gente vem chamando cada vez mais. Estamos abrindo novos concursos na Secretaria de Saúde", ressaltou Ibaneis, destacando a dificuldade de contratar profissionais na área.
Para o governador, o crescimento da capital e o aumento de contratação desses profissionais pela iniciativa privada são pontos que dificultam o aumento de servidores da saúde. "A gente vem trabalhando muito para manter os níveis de contratação e a gente espera que a Secretaria possa contratar cada vez mais. Nós não temos economizado nas contratações para saúde", concluiu Ibaneis.