O Centrad, construído há sete anos e nunca ocupado, deveria ser a nova sede do GDF. Foi um projeto realizado por meio de parceria público-privada (PPP) em área da Terracap. O governador Ibaneis Rocha determinou a anulação do contrato. O objetivo é fazer uma oferta de compra às construtoras e passar a posse do complexo ao governo local. Fontes da área técnica estimam que o negócio vai girar em torno de R$ 720 milhões. As empresas reivindicam R$ 1,5 bilhão pelos gastos com a obra. O contrato foi assinado em 2009, e o projeto, concluído em 2014.
Eu, como governador, não teria construído o Centrad, não teria realizado tal parceria. Mas o fato é que ele existe e está lá como um elefante branco. Precisamos resolver esse problema"
Ibaneis Rocha à coluna
Anulação da concorrência
Segundo o chefe do Palácio do Buriti, essa é uma das prioridades de gestão até o fim do ano. Em 13 de abril, publicou no DODF a determinação para que a Secretaria de Economia anule a concorrência realizada em 2008, quando foi escolhido o consórcio Via Engenharia e Odebrecht para execução da obra. As duas empresas estão em recuperação judicial.
Estação de Metrô
O prédio, com área de 182 mil metros quadrados, foi construído em Taguatinga e conta com estação de Metrô. Apesar de criticar o projeto, Ibaneis reafirma que a região onde está o Centrad é estratégica para o desenvolvimento econômico do DF e que parte de administração pública deve, sim, mudar-se para lá.
IFB vai realizar concurso público para professores
O Instituto Federal de Brasília, após cinco anos sem concurso público, lançará um edital, ainda neste semestre, para contratação de novos professores e técnicos administrativos. Essa é uma das ações de destaque previstas para 2022 que a reitora Luciana Massukado adiantou à coluna.
Empreendedorismo feminino
Com foco no empreendedorismo, o IFB capacitará 400 mulheres em situação de vulnerabilidade social, em cursos de qualificação profissional nas áreas de cosméticos naturais, bolos caseiros, construção civil, recreação e saboaria artesanal. Em breve, o edital será publicado para preenchimento das vagas. Esse programa conta com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
ConectaIF
Também será realizada a quinta edição do evento institucional ConectaIF, que reúne ações de pesquisa e inovação. "Temos muito a contribuir com o desenvolvimento social e econômico de nossa capital", afirma a reitora Luciana Massukado.
Grupo Pereira abre
primeiro Hiper Center no DF
Sobradinho foi escolhida pelo grupo Pereira para sediar o primeiro Hiper Center Comper no DF. A rede de supermercados inaugura, amanhã, a loja que passou por uma ampla reforma para o projeto inovador. O time de funcionários conta, agora, com 238 pessoas.
Crescimento
"Escolhemos Sobradinho por ser uma das regiões administrativas que mais cresce na capital federal, detentora de um patrimônio cultural marcante e de alto potencial de desenvolvimento", disse José Leandro Assis, diretor de operações da rede Comper.
Wine Station
Com 2 mil m² de área, o novo hipercenter, além de preços competitivos, traz arquitetura mais moderna. O objetivo é fazer o consumidor se sentir em um shopping. Entre as novidades, a floricultura, o açougue e a nova adega com o Wine Station, onde o cliente poderá degustar vinhos. O mercado também contará com o restaurante exclusivo Trudy's e com o Burger King.
Rede nacional
O Grupo Pereira tem 94 unidades de negócio no país no setor de supermercado e de atacarejo. No DF, conta com seis lojas.