Após mais de três meses sem diretor-presidente, o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) teve o nome de Mariela Souza de Jesus aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa. Indicada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para presidir a organização, a atual interina precisa receber sinal verde do plenário da Casa para assumir a titularidade do cargo.
Mariela Souza será a sexta pessoa a presidir o instituto em apenas três anos. Ela exercia o papel de diretora-presidente interina do Iges-DF desde a saída do general Gislei Morais de Oliveira, que pediu para deixar a função em janeiro. À época, o governador Ibaneis Rocha afirmou ao Correio que não tinha pressa para escolher um substituto.
Antes da saída de Gislei Morais, Mariela presidiu o instituto entre agosto e setembro de 2021, quando o ex-diretor-presidente Gilberto Occhi pediu exoneração do cargo.
Votação
Quatro dos cinco parlamentares da comissão votaram a favor do nome de Mariela Souza. Apenas o deputado Leandro Grass (PV) se posicionou contrariamente à indicação. Os demais integrantes da Cesc são os distritais Arlete Sampaio (PT), na função de presidente; Jorge Vianna (PSD); Fernando Fernandes (Pros); e Rodrigo Delmasso (Republicanos).
Com a decisão de aprovar o nome de Mariela, a comissão encaminhará um parecer sobre a indicação da diretora-presidente interina para ser votado no plenário da Câmara Legislativa. Atualmente, o Iges-DF é a instituição responsável pela gestão do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria e das seis unidades de pronto-atendimento (UPAs) do Distrito Federal.
*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio
Saiba Mais