AVALIAÇÃO

Comissão da Câmara Legislativa aprova nome para presidência do Iges-DF

Interina na presidência do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal desde janeiro, Mariela Souza de Jesus aguarda votação no plenário da Casa para se tornar titular no cargo

Após mais de três meses sem diretor-presidente, o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) teve o nome de Mariela Souza de Jesus aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa. Indicada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para presidir a organização, a atual interina precisa receber sinal verde do plenário da Casa para assumir a titularidade do cargo.

Mariela Souza será a sexta pessoa a presidir o instituto em apenas três anos. Ela exercia o papel de diretora-presidente interina do Iges-DF desde a saída do general Gislei Morais de Oliveira, que pediu para deixar a função em janeiro. À época, o governador Ibaneis Rocha afirmou ao Correio que não tinha pressa para escolher um substituto

Antes da saída de Gislei Morais, Mariela presidiu o instituto entre agosto e setembro de 2021, quando o ex-diretor-presidente Gilberto Occhi pediu exoneração do cargo. 

Votação

Quatro dos cinco parlamentares da comissão votaram a favor do nome de Mariela Souza. Apenas o deputado Leandro Grass (PV) se posicionou contrariamente à indicação. Os demais integrantes da Cesc são os distritais Arlete Sampaio (PT), na função de presidente; Jorge Vianna (PSD); Fernando Fernandes (Pros); e Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Com a decisão de aprovar o nome de Mariela, a comissão encaminhará um parecer sobre a indicação da diretora-presidente interina para ser votado no plenário da Câmara Legislativa. Atualmente, o Iges-DF é a instituição responsável pela gestão do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria e das seis unidades de pronto-atendimento (UPAs) do Distrito Federal.

*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio

Saiba Mais