Viajando pelos 62 anos de história de Brasília e dos brasilienses, a exposição "Brasília 61 + 1 anos de história" no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), apresenta as capas do Correio Braziliense em todos os 62 aniversários da capital federal. No evento de abertura, nesta segunda-feira (25/4), várias personalidades de Brasília marcaram presença, entre eles o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Além do chefe do executivo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o ex-governador José Roberto Arruda, a deputada federal Flávia Arruda (PL), o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, o secretario de Comunicação do DF, Wellington Moraes, o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinati, o presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF) Paulo Tadeu, o presidente do TJDFT, José Cruz Macedo e a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa Barreto, estiveram presentes.
A exposição conta com 62 painéis com as 62 capas do Correio Braziliense, fixadas em totens de 2 metros de altura e acompanhadas de viagens multimídias. Algumas edições contam ainda com um QR Code que levam os visitantes diretamente para às histórias de marcas brasilienses que nasceram na cidade e cresceram com ela.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha participou do evento e elogiou a exposição. “Essa exposição que está sendo lançada, que marca por essa parceria, mostra a história do país, não só de Brasília e do Correio Braziliense”, disse.
Guilherme Augusto Machado, vice-presidente do Correio Braziliense, destacou ainda que a celebração estava planejada para 2020, mas que foi impossibilitada pela pandemia da covid-19. “Tentamos fazer a comemoração aos 60 e 61 anos, mas não foi possível. Agora, aos 62, prestamos essa homenagem", contou.
O secretário de cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues descreveu a exposição como uma viagem no tempo. “É impressionante ver a importância não só de uma cidade mas também do Brasil”.
Vicente Nunes, editor executivo do Correio Braziliense, conta que se impressionou com a variedade das capas mostradas na exposição. “Você consegue compreender do que é o projeto Brasília, pelas capas do Correio você consegue ver o tamanho da aventura que foi construir Brasília no meio do Cerrado”.
A exposição
Além dos painéis com as capas do jornal, há também uma área "instagramável" aberta ao público para tirar fotos. Outra novidade é uma redação mirim, montada na área externa do CCBB, onde as crianças vão ouvir histórias da construção de Brasília e cada uma receberá uma réplica da capa do jornal para criar suas próprias matérias e desenhos sobre o que sonham para Brasília nos próximos anos. A exposição ficará aberta no CCBB até o dia 20 de maio, de terça-feira a domingo.
Serviço
- Exposição Brasília 61 + 1 anos de história
- CCBB Brasília, 21 de abril a 20 de maio de 2022
- De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
- Localização: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF
- Fone: (61) 3108-7600