A população do Sol Nascente, em Ceilândia, tem a oportunidade de resolver burocracias no ponto do Na Hora Móvel, tirar dúvidas sobre a dengue, se vacinar contra a covid-19 e até cortar o cabelo. As iniciativas fazem parte da Ação Comunitária Integrada do Governo do Distrito Federal (GDF) que colocou um ponto de atendimento para a comunidade neste sábado (23/4), de 8h às 17h, ao lado da Feira do Produtor.
O governador Ibaneis Rocha visitou as tendas de serviços. "A população tem a necessidade e a gente tem que colocar o governo à disposição dessa população reunindo o máximo de serviços. Tem a parte cultural também e do turismo que é muito importante pra todos nós", destacou Ibaneis.
A região é a primeira a receber essa ação integrada. "Existe um cronograma que foi elaborado pela secretaria de governo, tratando exatamente com as lideranças comunitárias e esse cronograma será divulgado", ressaltou o governador. "Só na vacinação foram várias pessoas, ultrapassamos 90% da vacinação aqui no DF o que mostra a importância de eventos dessa natureza", pontuou o chefe do Executivo local.
A dona de casa Marcilene de Souza, 40 anos, foi uma das moradoras do Sol Nascente que aproveitou a ação para se vacinar contra a covid-19. "Fiquei sabendo pelo grupo da comunidade e vim para tomar a minha dose de reforço", contou Marcilene. "É uma ação muito boa para a comunidade com vários serviços para a gente. Facilita para quem mora aqui", comentou a moradora, que vive na região há 11 anos.
A ação também contou com um ponto de descarte de eletrônicos, centro de atendimento ao turista, medição de pressão arterial e educação de trânsito com direito a brinquedos para as crianças. A Polícia Militar do DF (PMDF) utilizou uma unidade móvel para promover ações de prevenção a violência doméstica. O Senac-DF cuidou da área de beleza com corte de cabelo masculino e feminino e design de sobrancelhas.
Combate a dengue
Com o aumento dos casos de dengue no DF, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) participou da ação mobilizando cerca de 300 militares e nove viaturas para atuar, principalmente, em serviços relacionados à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Um ponto de atendimento de vigilância à saúde foi colocado no local para instruir e tirar as dúvidas da comunidade em relação ao combate à dengue e aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.