Os brasilienses que aguardam pela chuva nesta sexta-feira (15/4) devem esperar, também, por calor. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura do DF deve variar entre 16ºC e 30ºC. Mas, apesar da elevação na temperatura, a chuva ainda deve marcar presença neste feriado: a estimativa é que ocorram pancadas isoladas ao longo desta tarde.
Segundo o meteorologista Mamedes Luiz, a chuva deve vir forte. “Não descartamos a possibilidade de a chuva ser intensa nos locais em que ocorrer registro de pancadas. Deve, ainda, vir com rajadas de ventos e trovoadas isoladas, e cargas elétricas”, explica.
A umidade relativa do ar deve variar entre 95%e 40%. Durante a madrugada desta sexta, Águas Emendadas foi a unidade que fez o maior registro de chuva, com 8mm. Em seguida vêm o Gama e o Paranoá, com 0,2mm. “Tivemos pouco registros de chuvas”, comenta Mamedes.
Junto com as chuvas, vem o risco das ventanias. Ainda hoje, o Inmet lançou um alerta amarelo, que indica perigo potencial de chuvas intensas, e que deve durar até as 10h de sábado (16/4), com risco de ser prorrogado. Segundo o aviso meteorológico, os ventos durante as chuvas devem ser intensos, e variam de 40km/h a 60km/h.
No caso dos brasilienses que têm planos para o feriado fora de casa, o cuidado deve ser redobrado: não se abrigue embaixo de árvores durante rajadas de vento. Também não é aconselhável estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o órgão também recomenda que, quando possível, aparelhos elétricos sejam desligados.