O Comitê de Financiamento à Atividade Produtiva do Distrito Federal (Cofap-DF) aprovou, ontem, cerca de R$ 435 milhões em investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em 125 cartas-consultas. A previsão é gerar 1,6 mil empregos diretos e 3,9 mil indiretos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico coordenou o trâmite das propostas e vai acompanhar a execução delas. O dinheiro, que vem do governo federal, será liberado pelo BRB.
Home center
Uma empresa de home center, com sede na região Nordeste e que está entre as 10 maiores do segmento no país, investirá mais de R$ 200 milhões na capital federal. Só ela vai gerar 740 empregos diretos e 1,2 mil indiretos. Entre o total de aprovadas, 93 cartas-consultas contemplam a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), com investimento de R$ 284 milhões, e 32 foram direcionadas ao DF, com mais de R$ 150 milhões em investimentos.
Polo logístico
"O Distrito Federal tem todas as condições de se tornar um polo do empreendedorismo, porque temos uma localização geográfica estratégica. Podemos escoar produtos para todo país. Brasília tem vocação para ser um centro logístico. Esses investimentos do FCO contribuem para isso", disse à coluna o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Jesuíno Pereira.
57 anos da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas do DF celebrou, ontem, 57 anos. A entidade representa 3 mil associados. "Temos uma história de luta por soluções que fortaleçam o comércio na nossa capital. Buscamos um ambiente de negócios mais forte e integrado", destacou o presidente da CDL, Wagner Silveira. A revitalização da W3 Sul é uma das bandeiras da câmara, que patrocinou o painel em grafite inaugurado recentemente na 507 Sul e que marcou o projeto do corredor cultural.
Expectativa para o Dia das Mães
Às vésperas da Páscoa, o comércio já está de olho e se prepara para o Dia das Mães. A celebração movimenta de forma significativa o setor, com aumento de até 25% nas vendas. É a principal data comemorativa do primeiro semestre.
Mercado de cosméticos
"Mães são vistas sempre como mulheres fortes e que estimam cuidado. Nesta data comemorativa, apostamos nos cosméticos como os presentes que mais agradam", conta Ana Angélica Vitorino, gerente de marketing da Flora, responsável pela marca Phytoderm.
Autocuidado na pandemia
Uma pesquisa da startup Opinion Box, encomendada com exclusividade pela Flora, apontou que 66% das pessoas adotaram uma nova rotina de autocuidado durante a pandemia, o que tende a continuar.
Embalagem atrativa
Outro ponto que chama a atenção dos consumidores ao escolher um presente é a embalagem. "Oferecer o produto em uma embalagem presenteável ajuda a impulsionar ainda mais as vendas neste período", aponta Ana Angélica.
20 anos de Festival Puroritmo
De amanhã a domingo, ocorre a celebração dos 20 anos do Festival Puroritmo. Focado, desta vez, no audiovisual, será realizado no Cine Brasília à noite, com participação de DJs. O público poderá, ainda, usufruir da praça de alimentação com cardápio saudável e identificado com o cerrado. A programação traz uma mostra de filmes socioambientais. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura do DF.
Estruturas sustentáveis
"Fomos pioneiros, em Brasília, em ocupações urbanas criativas. Desde 2002, o projeto acontece com estruturas sustentáveis, alimentação saudável, orgânica e campanhas comunitárias. Além do conceito ecológico, o Puroritmo tem curadoria cultural com identidade étnica e brasileira", conta Rafael Poubel, idealizador do festival e empreendedor da área de eventos e sustentabilidade.